|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.07.07  |  Criminal   

Traído pela boa saúde, juiz Lalau volta à prisão comum

O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto saiu da prisão domiciliar e está preso na carceragem da Polícia Federal de São Paulo. A ordem partiu da juíza Paula Montovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo. O fundamento da decisão é de que o magistrado aposentado não está com problemas de saúde graves que lhe exijam ficar em casa para tratamento.

O pedido de prisão em regime fechado foi apresentado pelo Ministério Público Federal, após a conclusão do laudo pericial, elaborado pela Coordenação de Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, psiquiatra e uma médica clínica, que apontou que "não há depressão grave".

O juiz Lalau, ex-presidente do TRT da 2ª Região, foi condenado a 26 anos de prisão pelo desvio de R$ 170 milhões da construção do Foro Trabalhista de São Paulo. Desde julho de 2003, por decisão do STJ, o magistrado estava sob prisão domiciliar em sua casa no Morumbi, bairro de classe alta de São Paulo. O Ministério Público Federal recorreu dessa decisão e, em janeiro deste ano, a juíza Paula Montovani determinou sua transferência para a carceragem da PF. Os advogados do juiz apelaram e liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região garantiu que ele permanecesse em casa.

Com a nova decisão, proferida na última sexta-feira (27), o juiz foi novamente transferido à carceragem da PF.  Junto com Nicolau, também foram condenados o ex-senador Luiz Estevão e os sócios da construtora Incal Alumínio, José Eduardo Correa Teixeira e Fábio Monteiro de Barros Filho. Somente Nicolau não pôde recorrer em liberdade. Em recurso apresentado em março ao STJ , a Procuradoria pediu o aumento da pena de todos os condenados, além do recolhimento deles à prisão.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro