|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.07.09  |  Dano Moral   

Revista ilegal resulta em multa no valor de R$ 2mil por dano moral

Uma ex-empregada da empresa Atacado Liderança de Tecidos e Confecções, no Paraná, receberá R$ 2 mil de indenização trabalhista da firma. O julgamento do TST considerou abusiva a revista íntima que a funcionária foi submetida no local de trabalho.

O fato aconteceu quando a Atacado Liderança, visando evitar furtos por parte de seus funcionários, começou a realizar as revistas, obrigando as empregadas a mostrar peças íntimas, como sutiã, calcinhas e meias. Para a 3ª Turma do TST, o fato de o procedimento ser realizado em local reservado e por outra funcionária da empresa não o torna legal.

Segundo o relator do processo, juiz Douglas Alencar Rodrigues, a empresa atuou “às margens dos parâmetros”, destacando ainda que o ato fere o artigo 5º da Constituição Federal. Sobre a decisão, o magistrado acrescentou serem “invioláveis a intimidade a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.” 

A decisão do superior manteve a já tomada pela 1ª Vara do Trabalho de Cascavel (PR), que havia sido revogada pelo TRT9. Para o Tribunal local, não teria acontecido violação contra a intimidade da empregada, parecer rechaçado por Rodrigues, que considerou o ato uma “invasão ilegítima da esfera jurídica da intimidade.” ( RR-1069/2006-071-09-00.2)


..................
Fonte: TST

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro