|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.07.22  |  Concursos   

Recurso de candidato aprovado fora do número de vagas é rejeitado

"Candidato aprovado em certame fora do número das vagas ofertadas no instrumento convocatório somente fará jus à nomeação na situação em que surgem cargos desocupados no prazo de validade do concurso público". Com esse entendimento a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento a um recurso, oriundo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, interposto por um candidato que ficou na posição 869 do concurso público para o cargo de guarda municipal de João Pessoa, que ofereceu 250 vagas, sendo 175 para homens e 75 para mulheres.

O autor da ação sustenta que está caracterizado o direito líquido e certo por ter comprovado por meio de ofício do TCE a existência de pessoas desempenhando a atribuição de guarda municipal.

Analisando o caso, a relatora do processo nº 0804409-47.2016.8.15.2001, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, observou que "o fato de existir pessoas vinculadas ao município a título precário, desempenhando a função de guarda municipal, não convola a mera expectativa de direito do recorrente em direito líquido e certo". Segundo ela, a existência de contratações temporárias e precárias de servidores para exercerem atribuições semelhantes de candidatos aprovados ou classificados em concurso, ainda que no período de vigência deste, não implica na existência de cargos vagos.

"O surgimento de vagas no serviço público somente ocorre mediante edição de diploma legislativo de natureza específica, ou de vacância oriunda de exoneração e ingresso de servidor na inatividade", pontuou a relatora, citando farta jurisprudência do Tribunal de Justiça sobre a matéria.

Da decisão cabe recurso.

Fonte: TJPB

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro