|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.02.09  |  Trabalhista   

Permanência de servidor em atividade depende do interesse do Estado

É ato discricionário da administração a convocação/prorrogação de permanência de servidor em atividade já tendo preenchido requisitos para aposentadoria. O desembargador do TJRS, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, indeferiu prorrogação de permanência no serviço público feito pela diretora de escola. A ação foi ajuizada contra o Estado. "A concessão de permanência em atividade depende da conveniência do serviço público. Finda a convocação por lapso certo da servidora, não detém ela direito subjetivo à prorrogação", frisou o magistrado.

A servidora interpôs Agravo de Instrumento contra a decisão que indeferiu a antecipação de tutela, para permitir sua permanência em atividade e pagamento da respectiva gratificação especial de 20%. Afirmou que possui plenas condições de exercer o magistério e a função de diretora de escola. Informou que a vice-diretora atestou a necessidade da recorrente permanecer em atividade.

Sanseverino lembrou o disposto no art. 114 da Lei Complementar nº 10.098/94. Segundo a norma legal, a concessão de permanência em atividade a servidor, apto à aposentadoria, será deferida quando for julgada conveniente para o serviço público. "Assim, a convocação/prorrogação e a concessão da vantagem em tela depende de ato eminentemente discricionário por parte da administração", destacou.

Conforme o magistrado, o direito pleiteado pela autora da ação "deve consonar com os princípios administrativo-constitucionais orientadores do agir público". Explicou que findo o período de convocação por prazo determinado da servidora, entendeu o Estado em indeferir o pedido de prorrogação da permanência em atividade. "Abrigado em juízo de conveniência e oportunidade legalmente estabelecido", afirmou.  O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro