|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.04.07  |     

Padre de Ribeirão Preto (SP) usará repelente contra pombos em praça

Mesmo sem a autorização do Ibama, o padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, a 314 km de São Paulo, anunciou que vai mandar aplicar repelente contra pombos na Praça das Bandeiras, próxima à igreja.  O repelente tem como princípio ativo um extrato de sementes de uva que irrita a mucosa das aves, fazendo com que elas não voltem ao local.

“Faz mais de um ano que esperamos pela autorização. Nesse tempo, seguimos todas as orientações do Ibama, houve contagem de pombos, bateram fotos, tudo o que o Ibama pediu, nós fizemos. E nada da autorização chegar”, diz o padre. As informações são são do Globo.com .

"Vou assinar uma declaração e toda e qualquer punição ou autuação do Ibama é para ser feita contra a minha pessoa, contra a Arquidiocese de Ribeirão Preto, contra a Igreja Católica”, afirmou padre Francisco, ao lado de representantes da feira de artesanato, do comércio do entorno da praça e do grupo de trabalho sobre a infestação de pombos, coordenado pelo vereador Giberto de Abreu (PV).

As estimativas sobre o número de pombos silvestres que utilizam a praça para pernoite variam - seriam, pelo menos, sete mil. Os excrementos das aves causam transtornos aos freqüentadores da catedral, da feirinha de artesanato e pedestres em geral.

A chefe do escritório regional de Ribeirão Preto do Ibama, Eliana Velocci, reagiu ao anúncio de que o repelente será usado sem a autorização do órgão. “É crime ambiental. Se isso de fato ocorrer, vou autuar não só o responsável, seja padre ou não, como também a firma que vender o produto. E, além da multa, cujo valor pode variar de R$ 500 a R$ 2 milhões, eles vão responder a processo. Cumpro a minha obrigação - aplico a multa e encaminho o caso para a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público”, disse. (Com informações do G1).

Leia a notícia na íntegra, na  origem.

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro