|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.10.20  |  Diversos   

OAB/RS lança campanha Vote Consciente para as eleições municipais de 2020

A OAB/RS se prepara para uma nova e relevante missão institucional. Na próxima segunda-feira (5), a Seccional gaúcha promoverá o lançamento da campanha Vote Consciente para as eleições municipais de 2020. “Compreendemos a importância do processo democrático. Estamos numa democracia em constante aprimoramento e precisamos fortalecer nossas estruturas e instituições. Dessa forma, aceitamos essa missão de levar informação e conscientização aos eleitores”, destaca o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier.

O evento será transmitido no canal do YouTube da OAB/RS. Acompanhe aqui.

O lançamento da campanha Vote Consciente será em transmissão virtual pelo canal do Youtube da OAB/RS, a partir das 9 horas. Segundo o presidente da Ordem gaúcha, haverá uma grande mobilização em diferentes setores da OAB/RS. “Será uma grande mobilização, com várias comissões envolvidas e promovendo diversas atividades para levar informação de qualidade à população”, acrescenta Breier.

Com experiência na coordenação de campanhas dentro da OAB/RS, a secretária-geral adjunta Fabiana da Cunha Barth enfatiza a necessidade de o eleitor pesquisar sobre o candidato. “Se ele está buscando a reeleição, é importante saber como ele vem atuando. Se está buscando primeiro mandato, buscar se informar sobre sua área de atuação e as bandeiras que defende”, ressalta.

Para Fabiana, é fundamental que os eleitores não definam seu voto apenas pelo que recebem via WhatsApp. O cruzamento de informações na internet pode ser útil para conhecer mais sobre a história do candidato. “É preciso checar o que nós recebemos. Existem os veículos tradicionais, o jornalismo profissional e as agências de checagem de notícias que são importantes fontes de consulta”, indica.

Entre as ações previstas na campanha deste ano estão uma série de esclarecimentos envolvendo as funções do prefeito e do vereador, como identificar Fake News, quais os cuidados na hora do voto, direitos e deveres do eleitor, a relevância de ter representantes qualificados por quatro anos.

HISTÓRICO

O engajamento da OAB/RS em campanhas que envolvam a cidadania vem de longa data. Em 2018, a campanha Vote Consciente foi lançada pela OAB/RS no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e ganhou projeção nacional a partir da atuação do então presidente do CFOAB, Claudio Lamachia.

Já em 2014, teve grande repercussão a Campanha Eleições Limpas: “Voto não tem preço, voto tem consequências”. Com a liderança do então presidente Marcelo Bertoluci, o foco foi reforçar a importância do voto com foco no avanço social e a efetivação dos direitos constitucionais.

Em 2016, outra campanha de repercussão nacional: “Agora chega de carga tributária - #NãoàCPMF” teve a liderança de Claudio Lamachia no cenário nacional e de Ricardo Breier no plano estadual.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro