|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.02.23  |  Consumidor   

Nome de consumidor deve ser retirado dos cadastros de proteção ao crédito

A 5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido de Tutela de Urgência para que uma empresa financeira retire o nome do autor da ação dos cadastros de proteção ao crédito. A decisão foi publicada no Diário da Justiça.

Em novembro de 2022, ao tentar comprar alguns bens, o reclamante tomou conhecimento de que não seria possível obter crediário, visto a existência de débito incluso em cadastro de proteção ao crédito. Ele relatou ainda que buscou informações a respeito do apontamento e verificou que, de fato, havia débito incluído pela empresa requerida.

O autor do processo alegou desconhecer a dívida e não ter recebido qualquer comunicação acerca do apontamento. Diz ainda que apesar de solicitar explicações à empresa requerida, não obteve êxito na tentativa de solução amigável para o problema, razão pela qual ajuizou esta demanda.

Neste contexto, argumentou que a manutenção do seu nome nos cadastros restritivos de crédito está causando danos à sua imagem e abalando seu crédito, e portanto, liminarmente, requereu a suspensão das cobranças e a abstenção ou exclusão do seu nome dos cadastros proteção de crédito.

A magistrada, titular da unidade judiciária, Olívia Ribeiro, deferiu o pedido para que a demandada retire o nome do autor dos cadastros de proteção ao crédito, sob pena de multa diária de R$300,00, até o limite de 30 dias, enquanto não for resolvida a pendência.

Processo: 0700614-54.2023.8.01.0001

Fonte: TJAC

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro