|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.10.20  |  Advocacia   

Mais de 70 mil advogadas e advogados se aperfeiçoaram na ESA/RS durante o isolamento social

Com o isolamento social devido à pandemia de COVID-19, o cenário que surgiu à frente da sociedade, como um todo, foi de incertezas. Diante disso, a Escola Superior de Advocacia da Ordem gaúcha encontrou um grande desafio em sua frente: o de se reinventar em uma pandemia. Embora a ESA/RS já oferecesse uma estrutura educacional com suporte on-line, o momento foi de adaptação de diversos cursos ao ambiente digital. 

Toda a dedicação e estratégia da Escola para acolher os profissionais que desejavam se aperfeiçoar durante o isolamento resultou em um aumento de mais de 20% em inscrições nos cursos da ESA/RS, o que representa mais de 70 mil matrículas, no período de 16 de março, momento que iniciou o isolamento social no Rio Grande do Sul, a 30 de setembro de 2020. Em 2019, no mesmo período, o número foi de 58.383. 

Para o presidente da OAB/RS, o aumento dos inscritos vai além dos números. “Estamos vivendo um momento de muita dificuldade em nossa sociedade. Sabemos que, a partir da pandemia, tudo mudou, e ainda mudará. Por isso, priorizamos a formação e o aperfeiçoamento da advocacia com a qualidade que sempre tivemos em nossa Escola. Assim, adquirimos salas virtuais para atender aos colegas em suas formações”, disse. 

Segundo explicou a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, no primeiro momento, em que se fez necessário o isolamento social a fim de evitar o contágio do vírus, a Escola se preocupou em atender aos profissionais que já tinham efetuado inscrições em cursos que aconteceriam presencialmente na Escola. “A primeira ação que tivemos foi a de oportunizar o acesso aos colegas que já tinham se inscrito, para que assim eles não ficassem sem acesso. Com a aquisição das salas virtuais, pela OAB/RS, adaptamos e ofertamos então 28 cursos”, explicou. 

Saiba os cursos que estão abertos na ESA/RS!

Entre os cursos que mais tiveram inscrições, se destacam os cursos de aperfeiçoamento em Cálculos Previdenciários, Atualização em Direito Previdenciário: Principais Alterações Legislativas e Compliance. 

A ESA/RS não parou, e outra ação já rotineira da Escola que se manteve foram os eventos. Até o dia 30 de setembro, tinham sido realizados 38 na capital e no interior do Estado. 

Segundo a diretora-geral da ESA, apesar da redução no acesso à biblioteca, “por conta da restrição necessária para conter o vírus, nos adaptamos, e agora a biblioteca funciona no formato em que o aluno ou a aluna ligam e pedem o livro e a bibliotecária separa e deixa pronto para a retirada”, explicou Rosângela. 

O número de participantes dos grupos de estudos, iniciativa proporcionada pela Escola e que busca promover e incentivar o debate técnico e científico de temas relevantes para a advocacia e para sociedade civil em diversas áreas, teve aumento de 327%, em relação a 2019. No ano passado, 618 pessoas participaram dos grupos de estudos. Já este ano, até 30 de setembro, foram 2.087 participantes. “Com as salas virtuais, agora temos uma capacidade maior para o grupo de estudos. Antes, quando presencial, as inscrições eram limitadas a 25 vagas. Agora são oferecidas 70”, explicou a diretora da ESA/RS. 

As publicações de e-books pela ESA/RS, uma iniciativa que busca proporcionar a difusão científica de advogados e advogadas inscritos na Ordem, também seguem em produção, com 18 títulos registrados até 30 de setembro.

A ideia é manter o formato

Atualmente, todo advogado e advogada que recebe sua carteira da OAB/RS tem direito a, pelo menos, 1 curso gratuito da ESA/RS. Por isso, a preocupação da Escola é sempre atender à advocacia com conteúdos atuais e professores de alto desempenho. “Algo que cuidamos bastante é quanto à seleção destes formadores. Todo o aprimoramento necessário para o exercício da advocacia é pensado estrategicamente”. 

Segundo a diretora-geral da ESA/RS, há um interesse institucional em expandir as ações da Escola para o ambiente virtual em um cenário pós-pandemia. “Nossa visão, diante deste momento, é que não temos como abandonar essa nova ferramenta que foi tão bem aceita por alunos e alunas. Principalmente a quem não ia poder estar presente, caso estivessem fora do contexto pandêmico”. 

Uma mudança importante foi quanto a possibilidade de alunos de outros municípios participarem de eventos e lives. A ESA/RS sempre teve em seu programa a formação de alunos e alunas de outras cidades do Estado; inclusive, grande parte dos cursos oferecidos na Escola eram disponibilizados em formato EAD. 

“Recebemos diversas mensagens de alunos, tanto de outras cidades do Rio Grande do Sul quanto de outros Estados. Foi um método muito bem aceito por todos e todas que não podiam estar aqui, pela instantaneidade também. Embora saibamos que é muito importante o contato presencial, o novo modelo vem para agregar e também trazer economia, visto que, outro ponto positivo, é que diversos cursos tiveram reduções monetárias”, explicou Rosângela. 

A presença da ESA/RS nas redes como ferramenta de formação foi bastante significativa também. Até 30 de setembro, já foram contabilizados 38 webinares com importantes nomes do Direito. 

A visão, segundo a diretora-geral da Escola, é de cada vez mais ter formações necessárias e atuais para advocacia. “Queremos atender diversas especialidades, e tem algumas temáticas atuais que queremos oferecer mais, como neurociência e direito, Inteligência Artificial, utilização de robôs, entre outros. Já estamos planejando, enquanto diretoria, a oferta de toda essa área”, explicou. 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro