|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.02.22  |  Advocacia   

“A culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos”, afirma Lamachia ao tomar posse para o triênio 2022-2024

Em uma noite de muita emoção, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, tomou posse para o triênio 2022-2024. A solenidade, carregada de simbolismos, ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, mesmo local onde há exatos 15 anos tomava posse como presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia.

Com uma fala contundente, Lamachia reforçou a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia: “Onde houver uma prerrogativa violada estaremos lá, com força, destemor, firmeza, e agiremos, usando, se necessário, a legislação que criminaliza o abuso na conduta de agentes públicos. Assim como defenderemos com muito vigor os direitos humanos. A Ordem gaúcha tem compromisso com a justiça social, com uma sociedade justa e solidária”, destacou. 

O dirigente destacou a mobilização da OAB/RS no julgamento do STJ para garantir a manutenção do artigo 85 do Código de Processo Civil (CPC). “Essa conquista nasce aqui na OAB/RS e lamentamos que alguns magistrados estejam violando a lei processual, deixando de aplicar o critério objetivo de concessão de sucumbência, ferindo assim a remuneração da advocacia”, reforçou.

Lamachia asseverou, ainda, que a OAB/RS não vai aceitar a redução do horário de atendimento dos foros e tribunais. “Se há prestação jurisdicional é insuficiente precisamos da ampliação e não redução do horário. Há um estoque de decisões, audiências, em razão da exagerada paralização de 2,5 milhões de processos físicos. Não é lógico que haja essa redução. E reforço: a culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos”, frisou.

O presidente também ressaltou as conquistas que a gestão de seu irmão, Claudio Lamachia, trouxe para a advocacia gaúcha e brasileira: “Há 15 anos a OAB/RS começou a encontrar um caminho de êxitos, de respeitabilidade, de força institucional e passou a ser a voz das advogadas e dos advogados, assim como da cidadania gaúcha”, sublinhou.

O dirigente encerrou seu discurso agradecendo a família e o restante da diretoria da OAB/RS, a diretoria da CAA/RS, os conselheiros e os presidentes das subseções que assumem essa responsabilidade ao seu lado.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro