|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.04.07  |     

Injustiça do trabalho

Por Roberto Porto,
jornalista


De repente, não mais do que de repente, o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão foi interrompido, por onze minutos consecutivos, para a propaganda obrigatória do PDT – Partido Democrático Trabalhista. No teipe, razoavelmente bem montado, aparecem as figuras de sempre: Getúlio Vargas (1882-1954), João Goulart (1919-1976), Leonel Brizola (1922-2004) e Darcy Ribeiro (1923-1997), além do atual presidente do partido, Carlos Lupi, Miro Teixeira e Cristóvam Buarque.

As cenas são igualmente conhecidas: Getúlio discursando em São Januário, num velhíssimo Dia do Trabalho, Jango no fatídico comício da Central do Brasil em 1964 e Brizola, lenço vermelho ao pescoço, no palanque das ‘Diretas Já’. Mas o que mais me impressionou foi a insistência de Carlos Lupi na defesa do trabalhismo – e do trabalhador em geral – e na idéia da criação, pelo antigo PTB de Getúlio, da hoje quase falecida e desmoralizada Carteira Profissional.

Será que Lupi, Miro e Cristóvam não perceberam que as grandes empresas já não assinam carteiras profissionais? Será que não notaram que fazem isso para se livrar do 13º salário, férias, FGTS e indenizações? Será que nunca ouviram dizer que os novos empregados têm, obrigatoriamente, que se transformar em micro-empresas?

Ou será que em Brasília eles estão tão isolados que não se informam a respeito do que se passa no Brasil de hoje? Será que os três – importantes figuras do PDT – ignoram que a Justiça do Trabalho literalmente não existe e que poderia se chamar Injustiça do Trabalho? Ou será que ocupam cargos de comando unicamente para proteger os patrões dos cada vez mais desprotegidos trabalhadores?

Honestamente, com todo o respeito, não entendi patavinas.

No caso dos aeronautas e aeroviários da Varig, a miséria bate à porta dos que se aposentaram, acreditando na existência dos fundos de pensão. No dos jornalistas, os jornais e revistas não pagam salários e seguem circulando como se nada houvesse.

E os sindicatos? Os sindicatos gostam mesmo é de carnaval. O Sindicato dos Jornalistas do Rio passou meses preparando o bloco ‘Imprensa que eu Gamo’. Os saites da Internet para jornalistas só estão preocupados com a situação dos profissionais do Gabão, do Afeganistão e da liberdade de imprensa na Somália. Quanto à situação dos jornalistas de São Paulo e do Rio, nada.

Onde afinal nós estamos? Que trabalhismo é esse que o PDT insiste em apregoar (ou ressuscitar, seria melhor?) E que mentira é essa de que a Justiça do Trabalho defende quem trabalha?

A Justiça do Trabalho (hoje descaradamente Injustiça do Trabalho) é morosa, preguiçosa, parcial e empurra com a barriga todos os processos que lhe caem às mãos.

Vamos parar com essa hipocrisia de reviver Getúlio Vargas e falar no 13º salário instituído por Jango. Que as três figuras citadas saiam de seus luxuosos gabinetes – pagos pelo contribuinte – e venham ao Rio, por exemplo, para percorrer pessoalmente os escuros corredores da Injustiça do Trabalho.

Vão ver o que é bom para a tosse...

.....................................

O autor é jornalista há 43 anos, atualmente na ESPN Brasil. Artigo originalmente publicado no saite Direto da Redação, editado em Miami. Leia em sua última edição, mais os seguintes artigos:

Deus está do lado de Bush, de RUI MARTINS - Apesar de serem um dos responsáveis pelo aquecimento do planeta, os EUA poderão se beneficiar das mudanças climáticas.

Pintou um campeão, de CLAUDIO LESSA - Lewis Hamilton é exatamente o que a Fórmula Um precisava quando se fala em sangue novo para a categoria. E lembra Airton Senna, num Grande Prêmio de Mônaco.

Circo na TV americana, de ANTONIO TOZZI - Setores da mídia tentam desmoralizar o American Idol, programa de calouros que faz sucesso há seis anos na TV, recomendando ao público que vote no pior.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro