|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.05.07  |  Advocacia   

Fraude no Exame de Ordem causa a prisão de três dirigentes da OAB de Goiás e mais oito pessoas

A Polícia Federal prendeu onze pessoas no sábado em Goiânia (GO), numa operação que teve, também, diligências na sede da OAB de Goiás.  Também foram apreendidos computadores. A operação tem o objetivo de apurar fraudes no Exame de Ordem.

Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A operação foi autorizada por decisão da a 5ª Vara da Justiça Federal. Entre os presos estão o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, advogado Eládio Augusto Amorim Mesquita; o vice-presidente da mesma Comissão, Pedro Paulo Guerra de Medeiros e o tesoureiro da entidade, João Bezerra Cavalcante.

A Operação Passando a Limpo foi deflagrada a pedido da própria OAB de Goiás, que já tinha recebido denúncias de fraudes no Exame. “A Ordem é a primeira a provocar este tipo de investigação. Todas as vezes que recebemos denúncias neste sentido acionamos a Polícia Federal”, afirmou Miguel Cançado, presidente da seccional em entrevista coletiva, no sábado.

A Polícia Federal lida com dois tipos de denúncias diferentes. Primeira: as provas eram fornecidas, com alguns dias de antecipação, para que determinados candidatos estudassem os pontos específicos e obtivessem a aprovação. Segunda: alguns candidatos que tinham se saído mal na prova conseguiam, pelo esquema fraudulento, substituir as folhas, a partir do momento em que a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO iniciava as correções.

Por causa da operação, a OAB-GO suspendeu a realização da segunda fase da prova que seria aplicada ontem (13). Em nota oficial, o presidente da Seccional diz que “a seriedade e a lisura com que devem ser tratados todos os assuntos que a ela digam respeito impõem o cancelamento da prova neste domingo”.

Foram presos:

* Maria do Rosário de Oliveira, Fiinha, funcionária da OAB-GO;

* Osmira Soares de Azevedo, Funcionária da OAB-GO;

* Eládio Augusto Amorim Mesquita, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO;

* Pedro Paulo Guerra de Medeiros, vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO;

* João Bezerra Cavalcante, tesoureiro da OAB-GO.

* E tambem: Eunice da Silva Mello, Rosa de Fátima Lima Mesquita, José Rosa Júnior, Estevão Magalhães Zakhia, Marcelo Monteiro Guimarães e Euclides de Sousa Rios.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro