|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.07.10  |  Consumidor   

Falta de pagamento oportuniza cancelamento de contrato

A inadimplência do comprador é suficiente para rescindir o contrato de compra e venda de imóvel, podendo haver a fixação de aluguel pelo prazo de utilização do bem e multa contratual. Com esse entendimento, a 2ª Câmara Cível do TJMT negou acolhimento à apelação e manteve sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos contidos na ação de rescisão contratual e reparação de danos.
              
A decisão rescindiu o instrumento de compra e venda de um imóvel e submeteu o apelante ao pagamento de multa contratual em virtude da rescisão antecipada do contrato de locação, mais o valor de R$380,00 pelo uso do bem até a data da desocupação. Também reintegrou os apelados na posse do imóvel e os obrigou a devolução da primeira parcela paga pelo suposto comprador.
 
Conforme o apelante, a anulação do contrato ocorreu porque os apelados teriam descumprido condições entabuladas no instrumento de compra e venda, dentre elas a regularização do imóvel para que a Caixa Econômica Federal liberasse o valor que seria financiado. O apelante ressaltou que os apelados somente providenciaram a referida documentação após o prazo antes estabelecido. Aduziu ainda ser inviável a desocupação do imóvel por tratar-se de direito fundamental para a dignidade da pessoa humana.
 
Nas considerações do relator, desembargador Antônio Bitar Filho, o que deu causa ao descumprimento do contrato não foi a demora dos apelados em providenciar os documentos relativos à regularização do bem, mas sim a condição de inadimplente do apelante, que mesmo sabendo de suas restrições cadastrais, induziu os apelados a lhe vender o imóvel. O magistrado ressaltou que o apelante alegou que o banco lhe autorizaria o financiamento e afirmou inveridicamente possuir uma carta de crédito junto àquela instituição. “Na verdade, o apelante apresentou um conjunto probatório frágil e incapaz de demonstrar que detinha as condições para o banco financiar a quantia pretendida”, completou o magistrado.
 
O relator destacou que a gerência de relacionamento da instituição financeira informou que os documentos anexados pelo apelante aos autos seriam cópias de um simulador de cálculos colocado à disposição na internet, não sendo a carta de crédito emitida e sequer aprovada. Na opinião do relator, o descumprimento contratual não pode ser imputado aos apelados, que honraram o pactuado, ao contrário do apelante, que em nenhum momento comprovou a posse da carta de crédito ou o financiamento aprovado.
 
Sobre a permanência do apelante no imóvel, o relator reconheceu o direito à moradia como fundamental e inerente à dignidade da pessoa humana, porém, asseverou que ele não pode subverter a lei em vigor e endossar a permanência do cidadão em imóvel alheio, sem a correspondente contraprestação do pagamento do imóvel. Acompanharam o voto do relator a desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz convocado Elinaldo Veloso Gomes. (Apelação nº 10615/2009)




...................
Fonte: TJMT

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro