|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.04.24  |  Advocacia   

Em noite histórica, Ordem gaúcha celebra 92 anos com evento na Praça dos Açorianos

A OAB/RS completou, na quinta-feira (11), 92 anos de relevantes serviços prestados à advocacia gaúcha. A comemoração ocorreu na noite da terça-feira (9), com um grande evento na Praça dos Açorianos, em frente à sede da instituição. Durante a cerimônia, a entidade anunciou a abertura das inscrições para a Cidade da Advocacia 2024, maior evento da advocacia gaúcha.  

“Nada melhor do que comemorarmos os 92 anos desta extraordinária instituição que é a Ordem gaúcha na Praça dos Açorianos. Um evento aberto, democrático, para toda a advocacia. Além da celebração, esse é também um momento para reafirmarmos os nossos propósitos, os nossos valores e dizer para os advogados e advogadas que, em que pese ainda tenhamos momentos de dificuldade, tenham muito orgulho desta profissão que é trincheira da cidadania. Lembrem, a Ordem está ao seu lado, defendendo as suas prerrogativas de forma vigorosa”, afirmou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

Durante o discurso de abertura, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, fez um balanço do histórico da entidade. “Ao longo destes 92 anos, muitas foram as realizações no fortalecimento da advocacia, na defesa das prerrogativas, na promoção da ética profissional e na luta pelos direitos humanos. Seguimos juntos, de mãos dadas, para que a nossa OAB/RS seja cada vez mais forte”, declarou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Pedro Alfonsin, lembrou que “a Ordem faz a diferença na vida da advocacia e a Caixa também na vida dos seus dependentes. Viva a essa bela história de 92 anos!”

Assista aqui a íntegra do evento.

Veja as fotos do evento no Flickr da OAB/RS

Cidade da Advocacia 2024

Durante o evento, ocorreu o lançamento do hotsite da Cidade da Advocacia 2024: cidadedaadvocacia.com.br. O maior evento da advocacia gaúcha, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de agosto, no Cais Embarcadero em Porto Alegre, terá atrações focadas em inovação, empreendedorismo e tecnologia. Para essa edição, a Ordem gaúcha está preparando uma programação ainda mais plural com diversos painelistas, debatedores e muito network. Fique atento ao site e às redes sociais da Ordem para acompanhar todas as novidades sobre o evento. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Valorização da advocacia

A atividade contou com apresentações musicais da Orquestra Villa-Lobos e do coral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS). Além disso, duas cerimônias tradicionais da Ordem gaúcha tiveram solenidades especiais: a Prestação de Compromisso de novos advogados e advogadas e a Sessão de Jubilação.

Foram 48 novos advogados e novas advogadas que receberam suas credenciais no evento.  Ao saudar os novos colegas, Lamachia salientou que todo o trabalho desenvolvido na OAB/RS é dedicado a oferecer melhores dias para a classe. “Quero saudar as maiores autoridades do dia de hoje, que são vocês. É por vocês que nós estamos trabalhando. Sejam bem-vindos e bem-vindas à Ordem gaúcha”, disse.

A sessão de jubilação reconheceu a trajetória de nove advogados gaúchos com mais de 30 anos de profissão e 70 de idade. Lamachia parabenizou e agradeceu aos jubilados pelos anos de serviços prestados: “Os nossos cumprimentos e agradecimentos por toda trajetória. Pelo que fizeram, pelo que estão fazendo e pelo que ainda farão”, disse.

Presenças

Também participaram do evento: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara; o membro honorário vitalício e ex-presidente do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; a ex-presidente da OAB/RS e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha; o ex-presidente da OAB/RS Fernando Krieg da Fonseca; o desembargador do TJRS e ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertolucci; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS, Rolf Madaleno; o desembargador do TJRS Francisco José Moesch; a vice-presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados do RS, Márcia Isabel Heinen; a representante da Corregedoria da OAB/RS, Josana Rivoli; o representante da Fundação do Ministério Público, Juliano Madalena; o vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS, Marcos Pippi; a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/RS, Maria Alice Seidel; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Sulamita dos Santos Cabral; a procuradora-geral adjunta do município, Cristiane da Costa Nery;  a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais do Estado, Diana Paula Sana; o desembargador João Pedro Silvestrin, representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; a juíza Viviane Freitas Pereira, representante do Tribunal de Justiça Militar do RS; os representantes da Procuradoria-Geral da União da 4ª Região Flávia Vianna Mascia e Sérgio Guizzo Dri; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Denise Maria Fernandes; a diretora do Foro da Justiça Federal no RS, Carla Evelise Hendges; o representante do Foro Trabalhista de Porto Alegre, Luiz Antônio Colussi; o representante da Brigada Militar, comandante do 9º Batalhão, Fábio Schmidt;  o presidente do Conselho de Contabilidade, Juliano Abadie; o presidente do Conselho de Farmácia, Márcio Airoldi; a presidente da ACRIERGS, Ana Motta; a presidente da APERGS, Roselaine Rochembach; e o prefeito da Praça dos Açorianos, João Hélbio Antunes.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro