|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.03.24  |  Advocacia   

Em Brasília, Lamachia trata sobre inclusão de PL que dispensa custas para a execução de honorários na pauta de votação da Câmara

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, foi a Brasília (DF), na terça-feira (26), para tratar do Projeto de Lei (PL) 4.538/2021, que dispensa o advogado do adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários advocatícios. Na ocasião, Lamachia conversou com o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti, sobre a inclusão do PL na pauta de votação da Câmara dos Deputados.

"Agradeço ao presidente Beto Simonetti que está nos dando todo apoio e suporte nesse tema. Em nossa visão, a exigência de antecipação de custas para a execução de honorários representa uma injustiça à advocacia. Por isso, fomos a Brasília para tratar com o presidente do CFOAB sobre o assunto. Esperamos que a Câmara dos Deputados coloque esse assunto em pauta, visando ao benefício da advocacia e, em consequência, de toda a cidadania”, disse Leonardo Lamachia.

Encaminhamento

Após a reunião da OAB/RS em Brasília, na quarta-feira (27) o presidente do Conselho Federal da OAB entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um ofício solicitando a inclusão do Projeto de Lei 4.538/2021 na pauta de votação. Lira se comprometeu a encaminhar o texto para o colégio de líderes e, posteriormente, ao plenário da Casa.

O projeto

De autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), o PL altera o Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) para dispensar o advogado do adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários advocatícios. Aprovado em 2023 na Comissão de Constituição e Justiça, o texto ainda não foi pautado para o Plenário.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro