|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.12.08  |  Dano Moral   

Declarações infundadas geram indenização por danos morais

As declarações infundadas do secretário municipal da Saúde atingiram a honra e reputação da autora, devendo a ex-enfermeira-chefe do Posto de Saúde São Brás, em Torres, ser indenizada por danos morais. Tal conclusão levou a 4ª Turma do TRT4 a negar provimento ao recurso ordinário do município contra decisão da Vara do Trabalho local.

Tendo a sentença garantido à reclamante indenização por danos morais, o município recorreu ao TRT4. O relator, desembargador, Ricardo Tavares Gehling, observou existirem reportagens nas quais o integrante da administração municipal atribui à enfermeira a responsabilidade pela falta de medicamentos no posto de saúde. O magistrado destacou que esse fato resultou na despedida imotivada da trabalhadora, contra quem nada foi comprovado.

Asseverando ter havido considerável repercussão local da acusação leviana, o Gehling entendeu cabível a indenização por danos morais. Foi mantido o valor de R$ 23 mil, pois segundo o magistrado, “leva em conta elementos objetivos e subjetivos, entre os quais, coibir a prática do ato danoso, mas sem estimular o sentimento de que, pelo valor recebido, seria preferível o dano do que a sua inexistência”. Da decisão cabe recurso. (Processo 00210-2007-211-04-00-0 RO).




.............
Fonte: TRT4

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro