|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.03.13  |  Seguros   

Criança com problema cardiovascular terá cirurgia custeada por plano de saúde

De acordo com os autos, o réu havia negado a cobertura porque o hospital e o médico recomendados para a realização do procedimento não eram filiados a ele.

A Unimed Fortaleza deverá custear as despesas de um procedimento cirúrgico a ser realizado em uma criança que nasceu com problemas cardiovasculares. A determinação é da 6ª Câmara Cível do TJCE, que modificou decisão de 1ª instância.

Conforme os autos, a menina tinha apenas um mês de vida quando foi diagnosticada com "estenose valvar em grau severo". Devido à complexidade da doença, os médicos da cooperativa recomendaram que o tratamento, denominado valvoplastia, fosse realizado no Hospital do Coração, em São Paulo.

A Unimed, porém, negou cobertura ao procedimento, sob a justificativa de que a instituição e o médico indicados não eram filiados à rede. Por conta disso, os pais ajuizaram ação, com pedido liminar, solicitando que o plano de saúde assumisse todas as despesas com a cirurgia.

Entretanto, o Juízo da 17ª Vara Cível de Fortaleza negou o pedido, por não ter ficado demonstrado que o Hospital do Coração seria o único com estrutura adequada para realizar o procedimento.

Objetivando modificar a decisão, os autores interpuseram agravo de instrumento no Tribunal. Argumentaram que o tratamento em São Paulo não é uma escolha e sim uma necessidade, por se tratar de caso específico, requerendo atuação de equipe especializada. Alegaram, ainda, que o plano tem a obrigação legal de oferecer ao cliente os meios necessários para a manutenção da saúde.

Ao analisar o caso, a Câmara deu provimento ao recurso. Segundo a relatora, desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, a idade da menina torna mais específico o tratamento para a recuperação da saúde. "O perigo da demora é evidenciado pelo delicado estado de saúde da criança, que corre o risco de falecer, caso não seja realizada a intervenção cirúrgica requisitada pela própria médica cooperada", afirmou.

Agravo de instrumento nº: 0004344-02.2011.8.06.0000

Fonte: TJCE

Mel Quincozes
Repórter

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro