|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.03.09  |  Trabalhista   

Contratado sem concurso recebe FGTS sem INSS

O funcionário contratado por órgão público sem prévia aprovação em concurso tem direito a receber horas trabalhadas e os valores referentes ao FGTS, mas sem o recolhimento das contribuições previdenciárias. O entendimento é da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST, ao manter decisão em processo que discute a contratação de uma trabalhadora.

A questão chegou a SDI-1 em Embargos da Fundação de Apoio às Ações de Saúde no Estado de Goiás contra decisão da 2ª Turma do TST. A Turma manteve acórdão do TRT18 (GO), que determinou a incidência tributária sobre o saldo de salários de uma ex-empregada cujo contrato de trabalho foi considerado nulo por ausência de concurso público.

O tema é controverso. A maioria entende que o recolhimento não é válido e há farta jurisprudência no tribunal nesse sentido. Já os ministros Aloysio Corrêa da Veiga e Horácio Senna Pires entendem que a contribuição previdenciária deveria ser recolhida para que o tempo de serviço prestado pelo trabalhador fosse computado nos cálculos de aposentadoria.

Aloysio Corrêa afirmou não ter dúvida sobre a nulidade do contrato de trabalho, mas refletiu que no momento em que a União e o INSS têm defendido a tributação previdenciária nesses casos, reconhecem também o tempo de serviço para os fins de benefícios. Uma forma de se implementar essa ideia seria o registro na carteira de trabalho do tempo de serviço que o trabalhador prestou ao órgão público, afirmou Senna Pires. (E-RR 982/2006-007-18-00.0).




................
Fonte: TST

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro