|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.06.14  |  Legislação   

Aprovado projeto que assegura condição digna nas dependências de empregados domésticos

No texto original, o autor pretendia modificar a lei de modo a especificar a necessidade de requisitos mínimos para quarto e banheiro destinados a esses trabalhadores. Mas a relatora apresentou emenda ampliando a medida para todos os cômodos da edificação urbana.

Para evitar que sejam muito pequenos e sem ventilação o quarto e o banheiro destinados aos trabalhadores domésticos nas residências que contratam essa mão de obra, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou projeto para estabelecer que as dependências das edificações assegurem condições condignas de acessibilidade, utilização e conforto. O projeto de lei (PLS 212/2008) modifica o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) e segue agora para análise da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O projeto foi apresentado por Cristovam Buarque (DF) e recebeu voto favorável, com emenda, da relatora, senadora Lúcia Vânia (GO). Na justificação, Cristovam observa que a falta de regulamentação sobre a questão tem levado à redução dos espaços habitacionais, tornando-os "inóspitos e até ofensivos à condição humana, especialmente em relação às dependências destinadas a trabalhadores e trabalhadoras domésticas".

No texto original, o autor pretendia modificar a lei de modo a especificar a necessidade de requisitos mínimos para quarto e banheiro destinados a esses trabalhadores. Mas a relatora apresentou emenda ampliando a medida para todos os cômodos da edificação urbana, que devem seguir "requisitos mínimos de dimensionamento, ventilação, iluminação, ergonomia, privacidade e qualidade dos materiais empregados".

Fonte: Agência Senado

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro