|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.09.20  |  Diversos   

Acompanhamento de uma conquista: Breier vai até o Foro Central para verificar reabertura do atendimento à advocacia

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, com o intuito de verificar como aconteceu a movimentação no primeiro dia da reabertura do atendimento ao público externo foi pessoalmente ao Foro Central II. Acompanhado pelo diretor do foro, juiz Márcio Keppler Fraga, Breier conversou com a advocacia, ouviu os relatos dos colegas sobre a possibilidade de exercer a profissão novamente e o retorno do trabalho presencial.

“Fiz questão de comparecer ao Foro, pois esse dia foi muito esperado pela advocacia. Como presidente de Ordem, era fundamental que eu estivesse ao lado dos colegas para acompanhá-los neste momento importante e saber como eles avaliam os protocolos do retorno gradual de acesso, que estão sendo implementados no primeiro dia”, ressaltou Breier.

Conquista

A reabertura gradual e controlada foi um pleito que a OAB/RS encampou junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, sempre visando a melhores condições de prestação jurisdicional, ao mesmo tempo que fosse assegurada a saúde de todos os operadores do Direito. “Precisamos valorizar essa grande conquista, materializada na data de hoje. A Ordem gaúcha batalhou muito para dar esse direito à advocacia. Primeiro, em nossa ação junto ao CNJ, para que os presidentes de Tribunais tivessem autonomia para decidir pela reabertura ou não, depois, pelas incontáveis conversas que tivemos com a administração do TJRS para que os fóruns de todo o Estado seguissem o padrão do distanciamento controlado. A Justiça não pode ficar fechada. Então, o primeiro passo foi dado e, aos poucos, vamos nos adaptando aos protocolos e à essa nova rotina”, disse o presidente da seccional.

Novo normal

Com expediente interno das 13h às 19h, o acesso às unidades jurisdicionais e administrativas ocorre no horário das 14h às 18h e é restrito à advocacia, aos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública; aos peritos e aos auxiliares da justiça, sempre por meio de agendamento. Dessa forma, muitos advogados e advogadas aproveitaram o primeiro dia de reabertura pra protocolar seus processos e retirar os autos em carga. Em diálogo com os colegas, o presidente da OAB/RS reforçou a importância dessa retomada, bem como aproveitou a oportunidade para verificar o sistema de atendimento organizado pelo Foro, como o funcionamento do drive-thru – que é uma opção eficiente e segura.

“Depois de mais de cinco meses de paralisação, é natural que esse primeiro dia fosse mais movimentado que o esperado, pois são vários advogados e advogadas querendo voltar a exercer a sua profissão. Agradeço ao diretor do Foro pela recepção e organização e por estar atento aos anseios da nossa classe. Tenho convicção de que tudo vai se normalizar ao longo da próxima semana, visto que é um processo necessário e muito bem-vindo por todos", enalteceu Breier.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro