|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.10.22  |  Dano Moral   

Absolvição por insuficiência de provas não gera dano moral

A 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba entendeu que a absolvição criminal, em decorrência de ausência de provas, não gera direito a indenização. A decisão foi proferida no julgamento da Apelação Cível 0832175-22.2020.8.15.0001, oriunda do Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande. A relatoria do processo foi do Desembargador José Ricardo Porto.

No recurso, o autor da ação alega que "mesmo que o acusado, ao final, tenha sido absolvido das acusações que sobre o mesmo recaíram, ficará ad eternum as cicatrizes do mal que lhe foi injustamente infligido. Cicatrizes tão profundas e doloridas que, não raras vezes, nem mesmo o tempo poderá apagar”. Defende que “o Estado comete um erro, persegue de forma injustificada uma pessoa acusada de um determinado delito. A mídia cai sobre referida pessoa sem dó ou piedade. Movidas pelo clamor social, agora ainda mais atiçado pela imprensa sensacionalista, acabam atropelando os atos processuais e, desconsiderando completamente o princípio constitucional da presunção de inocência, realizam um pré-julgamento”.

Relator do caso, o desembargador José Ricardo Porto observou que a absolvição apontada pelo apelante, como prova do ato ilícito, não gera direito a indenização, pelo contrário, corrobora para atestar a lisura da atividade judicial com a imediata reposição em liberdade do réu diante da sentença de absolvição. "Logo, se o demandante sofreu, de fato, algum dano, este não resultou em decorrência da conduta do Estado", frisou.

Por fim, o relator consignou não evidenciar má-fé por parte das autoridades, razão pela qual entende descabida a responsabilização do Estado, em virtude da ausência de comportamento ilícito de seus agentes.

Da decisão cabe recurso.

Processo: 0832175-22.2020.8.15.0001

Fonte: TJPB

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro