Prisão perpétua para homem preso sete vezes por dirigir bêbado


17.05.07 | Internacional

Um homem flagrado dirigindo embriagado pela sétima vez desde 1982 foi condenado a uma sentença que pode ir de 20 anos à prisão perpétua, por um juiz que criticou seu "desprezo letal" pela segurança dos outros. A quantificação temporal dependerá de avaliações a serem feitas, sobre o condenado, a partir do ano de 2027 - quando então ele já terá 63 de idade.

Ronald Daggett, 43 anos atuais, foi novamente considerado culpado de conduzir uma motocicleta bêbado e sob influência de drogas, depois de quase colidir com uma minivan, em 2005. A primeira condenação de Daggett por esse tipo de conduta ocorreu em 1982, quando se viu envolvido em um acidente que causou a morte de um homem.

Na época, ele se declarou culpado de homicídio culposo e de dirigir alcoolizado, e ficou preso por um ano.

"É inconcebível que alguém envolvido em uma morte causada por dirigir embriagado possa sair e arrumar outras seis condenações por dirigir bêbado nas duas décadas seguintes", referiu o juiz Joseph Fahrey, na sentença. 

Depois de uma condenação em 1999, um juiz advertira Daggett de que ele poderia encarar prisão perpétua, e o mandou para a cadeia com uma sentença de seis anos. O motorista saiu em quatro.

Syracuse, também chamada por vezes de Siracusa, é uma cidade do estado americano de Nova Iorque. Localiza-se às margens do Lago Onondaga. Sua área é de 66,4 km² e sua população, ali,  é de 147 mil habitantes, com mais de 740 mil em sua região metropolitana (segundo o censo nacional de 2000). Foi fundada em 1788.