Artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier na Zero Hora: Renova-se um pedido: Vote Consciente


05.10.20 | Diversos

A luta pela democracia acompanha a caminhada histórica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São diversos episódios ocorridos ao longo de décadas, tempo em que a advocacia brasileira se mobilizou em defesa dos interesses dos cidadãos brasileiros. Está no DNA da entidade a vocação para o aperfeiçoamento do ambiente democrático.

A Seccional gaúcha (OAB/RS) mantém o protagonismo na valorização de um dos pilares da democracia brasileira: as eleições. Houve diversas ações, nos últimos anos, lideradas pela Ordem, no sentido de despertar na sociedade o significado dos  pleitos que se sucedem a cada dois anos no país.

Entre tantos movimentos relacionados, um obteve destaque nacional: a campanha contra o Caixa 2. Nesta evolução, outra bem-sucedida mobilização surgiu em 2018. A campanha Vote Consciente nasceu no Rio Grande do Sul e ganhou projeção nacional.

Com as eleições municipais de 2020 não será diferente. A OAB/RS está mobilizada com a retomada da campanha Vote Consciente. Nesta segunda-feira, será lançada a campanha a partir das 9h, podendo ser acompanhada pelo Youtube da Ordem gaúcha.

É importante ressaltar: esta é uma ação liderada pela OAB/RS e pela advocacia gaúcha, mas que tem um objetivo bem mais amplo. Nosso intuito é o de envolver eleitores de todas as regiões. A cidadania precisa ser alcançada com os propósitos desta iniciativa. Através da capilaridade das nossas 106 subseções e da capacidade de mobilização dos cerca de 100 mil advogados e advogadas gaúchos, queremos amplificar essa conscientização sobre a força do voto.

Entre as ações previstas na campanha deste ano, está uma série de esclarecimentos, envolvendo as funções do prefeito e do vereador; como identificar Fake News; quais são os cuidados na hora do voto; e a relevância de haver representantes qualificados no comando dos municípios.

Sabemos que é um ano atípico. Somos conhecedores da necessidade de cuidarmos de nossa saúde e do bem-estar dos familiares. É por isso que vamos nos mobilizar também, para que o máximo de informações seja levado ao eleitor. Cada voto faz diferença. Este é o instrumento maior da democracia e precisa ser valorizado.

Vamos decidir quem cuidará das nossas cidades por quatro anos. Vote consciente!

Fonte: OAB/RS