Lançado pelo CFOAB, Observatório da Corrupção pode ser acessado pelo site da OAB/RS


01.09.11 | Agora Chega!

O mecanismo tem por objetivo receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que estas não caiam no esquecimento.

Engajada no movimento pela ética e pela moralidade na política e no Poder Público, a OAB/RS está divulgando em seu site e no Jornal da Ordem (www.jornaldaordem.com.br) o portal do Observatório da Corrupção. O instrumento foi lançado na última semana, em Brasília, pelo presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia. 

O mecanismo tem por objetivo receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que estas não caiam no esquecimento. Depois de receber a denúncia do cidadão pelo site do Observatório da Corrupção, a Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB fará uma triagem das informações recebidas e, em seguida, os membros da Comissão farão uma visita ao juiz, ao Ministério Público ou ao delegado para verificar a posição do processo e cobrar providências. Caso as informações não sejam obtidas, a OAB, no prazo de 30 dias, procurará as autoridades superiores para que possam determinar que haja o enfrentamento da questão.

O Observatório da Corrupção, segundo Lamachia, é mais um avanço como um instrumento para que a sociedade se mobilize para cobrar das instituições que os casos de corrupção tenham o devido julgamento e a necessária condenação. "É importante que as seccionais da OAB estejam engajadas na luta contra a corrupção, pois sem a participação ativa de cada um de nós, cidadãos, eleitores, contribuintes, nada será mudado no Brasil. A sociedade não pode mais continuar anestesiada", conclamou o presidente da OAB/RS. 

Acesse o Observatório da Corrupção, clicando aqui.