|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

12.08.14  |  Cleusa Regina Halfen   

Artigo da presidente do TRT4: 11 de agosto – Dia do Magistrado e do Advogado

Confira o texto da presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, publicado no jornal O Sul nesta segunda-feira (11).


Dia do Magistrado e do Advogado
Por Cleusa Regina Halfen – desembargadora e presidente do TRT4

O dia 11 de agosto marca o mês em que foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil, há 187 anos, e celebra a indiscutível relevância social dos magistrados e dos advogados.

Ambas as atividades sempre estiveram presentes em momentos cruciais da história do país. A consolidação da nossa democracia está intimamente ligada à atuação dos magistrados e dos advogados, que agem de forma direta e decisiva na construção e na transformação da sociedade. A advocacia, defendendo com intransigência as liberdades individuais e coletivas, os direitos e as instituições democráticas. A magistratura, procedendo aos julgamentos com imparcialidade, proferindo as necessárias decisões e firmando jurisprudência, em atuação indispensável ao efetivo cumprimento da lei e à garantia dos direitos da cidadania.

No atual contexto, em que a dinamicidade da vida diariamente nos coloca diante de crescentes demandas e novos desafios, é indispensável a busca de alternativas para a solução dos conflitos e para a modernização da Justiça, tornando-se mais evidente a necessidade de atuação conjunta e harmoniosa desses profissionais.

Mormente na Justiça do Trabalho, que vive um período de grandes transformações, com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, não se poderia deixar de prestar esta homenagem aos magistrados e aos advogados que, com sua compreensão e colaboração diuturna, ajudam a construir a nova Justiça, mais moderna, menos austera e mais humana, alinhada com as diretrizes da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que procura selar e fazer selar compromissos não apenas jurídicos, mas também éticos e morais, contribuindo para o aprimoramento da democracia e a diminuição das desigualdades.

Portanto, neste dia tão importante, em nome da Justiça do Trabalho gaúcha, cumprimento efusivamente todos os magistrados e advogados, que são nossos parceiros na caminhada em busca do aperfeiçoamento e da modernização das práticas garantidoras da justiça, da democracia e da cidadania.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro