|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.10.14  |  Advocacia   

XXII Conferência Nacional dos Advogados: encerramento com homenagens e defesa da reforma política

Nesta quinta-feira (23), no Riocentro, o presidente do CFOAB também abordou ainda a necessidade de convocação de um plebiscito para debater a implantação das eleições diretas federativas da entidade.

Durante o encerramento da XXII Conferência Nacional dos Advogados, nesta quinta-feira (23), no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), o patrono nacional do evento, Evandro Lins e Silva, foi homenageado com um vídeo que narrou a sua história e descreveu sua paixão pela advocacia criminal e sua atuação na Ordem. O vídeo, gravado com diversos advogados, em sua maioria filhos e netos de Evandro, também contou com a presença do presidente da CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Ao final, foi entregue a homenagem ao neto de Lins e Silva, Tiago Lins e Silva.

O patrono local, Heleno Fragoso, também foi homenageado durante o encerramento. No vídeo sobre sua história, Heleno foi tratado como um modificador da justiça penal no Brasil. Também foi homenageado com vídeo o jurista, mestre, docente e agraciado pela Medalha Rui Barbosa, Paulo Bonavides, que foi apresentado como revolucionário da visão do mundo sobre o Direito Constitucional. Por fim, o agraciado da Medalha Rui Barbosa e ex-presidente do CFOAB, José Ribeiro de Castro Filho, foi homenageado.

O encerramento da Conferência também foi marcado por um importante convite para todas as instituições e para toda a sociedade brasileira: uma marcha para que seja votada e aprovada a reforma política brasileira no ano que vem. O presidente da OAB fez o convite para que este movimento aconteça ainda no primeiro semestre de 2015. "Queremos que seja extinto o financiamento de empresas para candidatos e partidos e que tenha fim o voto proporcional. Temos que criar um sistema transparente de candidatos para o povo saber em quem está votando de verdade", defendeu Marcus Vinicius, sob olhares dos membros da mesa, como o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. A proposta da Ordem para a reforma política democrática do Brasil é apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), União Nacional dos Estudantes (UNE), movimentos sociais e por quase 100 entidades da sociedade civil. "É uma proposta elaborada em cima da política de consenso", concluiu Marcus Vinicius.

O presidente do CFOAB abordou duas reformas internas que se fazem necessárias para a classe. "A primeira é discutir e votar a criação de uma cota que garanta 30% dos quadros da Ordem para as mulheres. Esse é o nosso chamamento para aumentar a participação das mulheres em nosso meio. A segunda reforma é sobre a convocação de um plebiscito, em março de 2015, que vai debater a implantação das eleições diretas federativas do órgão", afirmou Marcus Vinicius. De acordo com ele, as eleições diretas são um assunto inadiável que precisa do consentimento de toda a classe.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro