|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.10.14  |  Criminal   

Caso Bernardo: Negada invalidação de denúncia

Com isso, seguem mantidas as acusações por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica.

Foi negado, pela 3ª Câmara Criminal do TJRS, pedido de anulação da denúncia do Ministério Público contra os quatro acusados pelo envolvimento na morte de Bernardo Uglione Boldrini, ocorrida em abril deste ano. Com isso, seguem mantidas as acusações por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica (esta última atribuída só ao pai do menino).

Na sessão, os magistrados também negaram o pedido dos advogados do réu para que fossem incluídos como testemunhas no caso o Juiz de Direito Fernando Vieira dos Santos e a Promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira, que atuaram no processo que apurou as denúncias de abandono familiar sofrido por Bernardo.

A defesa de Boldrini pediu a inépcia (anulação) da denúncia do Ministério Público, argumentando que a mesma confere dupla imputação ao réu, acusando-o, ao mesmo tempo, de conduta comissiva e omissiva. "Uma exclui a outra. Ou há crime de ação (Leandro participou ativamente de todos os atos do crime) ou por omissão (deixou que o filho morresse)", afirmou o advogado Ezequiel Vetoretti.

O parecer do MP foi por negar todos os pedidos da acusação. Sobre a denúncia, a Procuradora de Justiça Ana Rita Nascimento Schinestsck afirmou que o fato é único e que inicial apenas descreve o agir do paciente com o fim de reforçar a gravidade do delito.
O relator, Desembargador Nereu Giacomolli, considerou que a questão deverá ser analisada no final da instrução processual. Não há como saber se irá influir no contraditório ou não. Isso deverá ser verificado por um juízo técnico, através de um exame apurado nos autos, do início ao fim, e não num Habeas Corpus, disse o magistrado.

O desembargador João Batista Marques Tovo acompanhou o voto do relator. Já o desembargador Diógenes Vicente Hassan Ribeiro foi vencido.

Caso Bernardo

Bernardo Uglioni Boldrini, de 11 anos, desapareceu em 4/4, em Três Passos. Seu corpo foi encontrado na noite de 14 do mesmo mês, em Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico e enterrado às margens de um rio. Edelvânia Wirganovicz, amiga da madrasta Graciele Ugulini, admitiu o crime e apontou o local onde a criança foi enterrada.

Respondem ao processo criminal Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. A denúncia foi aceita pelo Juiz Marcos Luís Agostini.

Os réus estão presos.

Processo: 70061158648

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro