|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.11.13  |  Advocacia   

Centenas de advogados lotam o I Fórum Nacional de Debates da ESA

O evento, aberto na manhã desta sexta-feira (08), segue durante todo o dia, debatendo a Segurança Jurídica e Instituições – Cidadania e Negócios.

Com o salão do Leopoldina Juvenil lotado, foi aberto na manhã desta sexta-feira (08), o I Fórum Nacional de Debates ESA-OAB/RS – Segurança Jurídica e Instituições – Cidadania e Negócios em Debate.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o professor da Universidade Federal de Pelotas, doutor Itiberê Castelano Rodrigues; e o homenageado do evento, advogado Almiro do Couto e Silva.

Ao abrir o evento, Bertoluci destacou que "dia a dia a Escola cumpre o seu papel, de oferecer cursos com temáticas tão pertinentes, para a advocacia e para a cidadania. A ESA está evoluindo na instrumentalização, inovando, sempre, em busca do aperfeiçoamento profissional de cada advogado do Estado".

O dirigente afirmou que "temos o dever de prestar serviços de excelência para a classe, e o evento de hoje, demonstra o trabalho da Ordem gaúcha, para que essa seja a nossa marca". E continuou: "quero destacar que este Fórum foi totalmente patrocinado por empresas que acreditam na força da advocacia e respeitam a história da entidade", assegurou Bertoluci.

O diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji destacou a missão da capacitação continuada dos advogados. "Os profissionais querem permanentemente uma capacitação e a Ordem tem o dever de fazê-la, tornando assim, a advocacia cada vez mais renomada", defendeu.

O dirigente relatou algumas ações protagonizadas pela ESA, como os cursos telepresenciais, o avanço dos cursos pela Internet, os cursos nas subseções e na seccional, que somados tiveram mais de seis mil inscritos, e agradeceu a todos que atuaram na organização do evento. "Esse é um momento voltado para o agradecimento a todos que diariamente engrandecem a nossa advocacia", finalizou.

Revista Ad Judicia

A partir desta sexta-feira (08), os advogados podem contar com uma nova ferramenta para atualização: a Revista Eletrônica Ad Judicia.

Hospedada no site da ESA (www.oabrs..org.br/esa), a revista é um periódico trimestral, destinado à divulgação da produção técnica e científica, brasileira e estrangeira, nas áreas de interesse da advocacia pública e privada.


Conforme a diretora da REAJ, Ana Paula Oliveira Ávila
"a revista vai agregar ainda mais conhecimento científico para área do Direito, além de colocar a ESA como fomentadora de discussões técnicas".

Homenagem:

Durante a abertura do evento, o precursor no estudo da segurança jurídica, advogado Almiro do Couto e Silva, foi homenageado*.

Conforme Bertoluci, "a pessoa do advogado Almiro do Couto e Silva, personifica todos os valores que acreditamos".

Itiberê Castelano Rodrigues narrou à história de vida e profissional de Silva, para os presentes.

*Almiro do Couto e Silva é professor de Direito Administrativo do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1962-1963 realizou Especialização em Direito Administrativo na Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls, Alemanha) sob a orientação dos professores Ernst Forsthoff e Geraldo Broggini.

Iniciou a sua carreira docente como professor de Direito Romano, em 1965. Por concurso, em que seria classificado em primeiro lugar, passou a integrar a Faculdade da UFGRS como professor de Direito administrativo. Como professor de Direito Público da Curso de Pós-Graduação, orientou dezenas de pessoas.

Foi procurador do estado do Rio Grande do Sul, tendo sido ainda Consultor Jurídico da Secretaria do Estado do Interior e Justiça. No plano federal, foi coordenador Geral da Comissão de Estudos Legislativos do Ministério da Justiça.

Recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Medalha Oswaldo Vergara, concedido pela OAB/RS, e a Comenda de Jurista Eminente concedida pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.

Presenças

Também estiveram presentes: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral; a vice-diretora da ESA, Rosângela Herzer; a diretora da ESA e coordenadora científica do Fórum, Ana Paula Oliveira Ávila; os diretores da Escola e organizadores do evento, Paulo Saint Pastous Caleffi e Leticia Ferrarini; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o diretor de cursos não-presenciais Eduardo Barbosa.

O evento foi totalmente patrocinado por empresas que acreditam na força da advocacia e respeitam os 81 anos de história da entidade.

Juliana Jeziorny                                            Liziane Lima
Jornalista MTB 15.416                                Jornalista - MTB 14.717

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro