|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.11.10  |  Diversos   

Estado deve fornecer medicação a portador de diabetes

O Estado do Maranhão terá de fornecer medicação a portador de diabete mellitus.  A decisão é da 3ª Câmara Cível do TJMA, que manteve o entendimento em 1º Grau.

O homem recorreu à Secretaria de Estado de Saúde para receber a medicação, conforme prescrição médica, mas a sua solicitação não foi atendida, fato que fez com que ele apelasse ao Judiciário, por não ter condição financeira de arcar com o pagamento das insulinas e dos materiais necessários para sua aplicação. O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Nonato Neris Ferreira, determinou que o Estado fornecesse os medicamentos.

O Estado recorreu ao TJMA sob alegação de que o seu dever é garantir o direito à saúde reconhecido a todos, no sentido de organizar políticas públicas que visem combater a propagação de doenças ou prevenir a população. Com esse ponto de vista, defende ainda que a saúde consiste, então, em um direito social referente à oferta de condições necessárias a campanhas de vacinação, por exemplo.

A 3ª Câmara Cível manteve a decisão de 1º Grau que determinou o fornecimento dos medicamentos.  O relator do processo foi o desembargador Lourival Serejo, que também deferiu, na mesma sessão, o fornecimento do medicamento Indebenoma a uma pessoa com deficiência.

Fonte: TJMA

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro