|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.07.15  |  Legislação   

Uso e venda de bloqueador de celular pode virar crime

O relator do substitutivo, que pretende aperfeiçoar o projeto original, decidiu inserir a conduta criminosa no Código Penal Brasileiro e também criar uma ressalva para permitir o uso de tais aparelhos quando permitido pela autoridade competente.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta que tipifica no Código Penal Brasileiro (decreto-lei 2.848/40) o crime de comercialização e uso de bloqueador de celulares de alta potência, conhecidos como jammers, utilizados geralmente por quadrilhas de roubos de cargas.

O aparelho é empregado pelas quadrilhas especializadas com o objetivo de cortar o rastreamento do caminhão de cargas por parte da transportadora, interrompendo a comunicação por sinal.

Em Porto Alegre, o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, delegado Eduardo de Oliveira Cesar, avaliou como positiva a proposta. “É excelente, é ótima”, afirmou, acrescentando que a criminalização do jammer deve auxiliar no combate à criminalidade, sobretudo ao roubo de cargas.


A única ressalva de Cesar é de que a pena de reclusão prevista, de um a três anos além de multa, é muito branda. “O jammer é uma arma, uma ferramenta em favor do crime”, justificou.

O texto, que segue agora para análise do Plenário, é um substitutivo do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), para o projeto de lei 7925/14, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT). Para aperfeiçoar o projeto original, o relator decidiu inserir a conduta criminosa no Código Penal Brasileiro e também criar uma ressalva para permitir o uso de tais aparelhos quando permitido pela autoridade competente. Pelo texto aprovado, constitui crime importar, exportar, fabricar, adquirir, vender ou expor à venda, oferecer ou ter em depósito bloqueador de celulares de alta potência sem a autorização do órgão competente.

Fonte: Correio do Povo

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro