|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.05.17  |  Diversos   

TRF4 confirma sentença que permitiu a médico argentino fazer o Revalida enquanto aguardava expedição do seu diploma

O médico ajuizou ação pedindo que sua inscrição no exame fosse deferida, com a apresentação do certificado de diploma em trâmite, possibilitando sua participação na prova.  A Justiça Federal de Santiago julgou a ação procedente.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a legalidade da sentença que deferiu a inscrição de um médico argentino para fazer o Exame Revalida, enquanto ele ainda aguardava uma expedição de seu diploma de graduação. O argentino, que é formado pelo Instituto Universitário de Ciências e Saúde - Fundação H. A. Barceló, fez sua inscrição em 2016 no Revalida, prova oferecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e que é necessária para que se possa atuar como médico no Brasil. Porém, o edital do exame tem como requisito a apresentação do diploma, que não poderia ser substituído por nenhum outro documento.

O médico ajuizou uma ação pedindo que sua inscrição no exame fosse deferida com a apresentação do certificado de diploma em trâmite, possibilitando sua participação na prova.  A Justiça Federal de Santiago julgou a ação procedente. O INEP recorreu ao tribunal, alegando que o médico não atende às exigências do edital, do qual o judiciário não tem o controle. A relatora do caso na 4ª Turma, a desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, negou o apelo, sustentando que a inscrição do médico deve ser deferida baseando-se no princípio da razoabilidade: " Uma vez comprovada a conclusão do curso superior, pela parte autora, não pode ser obstaculizada a sua participação no Exame Revalida sob tal fundamento", afirmou a magistrada.

5001086-87.2016.4.04.7120/TRF 

Fonte: TRF4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro