|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.07.18  |  Advocacia   

Sustentabilidade e inovação: o futuro da OAB/RS são as subseções sem impacto ambiental

Diante da concreta perspectiva do infortúnio causado pelo aquecimento global, é imprescindível que, enquanto sociedade, tenhamos uma conduta responsável com o meio ambiente. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, sabendo desse imperativo dos tempos modernos, está tornando concreto o projeto de construir sedes sustentáveis. A subseção de Pelotas será a primeira a receber esse projeto. As próxima cidade a receber será Santiago.

A sede tem baixo custo de manutenção, pois não necessita de pintura externa. Além disso, a construção recolhe água da chuva e transfere para a irrigação dos jardins, bem como para a utilização interna. Outro ponto de economia é o isolamento acústico e o isolamento térmico, que minimiza a transferência de calor, e assim garante mais conforto ao ambiente, além de ser uma maneira de economizar energia. Com o isolamento térmico é possível economizar de 45 a 55% de energia no resfriamento ou aquecimento.

Para o presidente Ricardo Breier, “as vantagens desse tipo de construção são inúmeras, mas o principal legado é a sustentabilidade”. “A consciência ambiental deve pautar os interesses da sociedade como um todo, afinal, não podemos tergiversar o impacto humano no meio ambiente”, explica Breier, “somos a geração que pode dar cabo aos problemas do planeta de duas formas: ou esgotando seus recursos naturais ou elaborando estratégias para que a vida na terra se torne sustentável”, pontua.

O diretor-tesoureiro, André Sonntag, explica que esse tipo de projeto traz, além de maior qualidade, menos custos à construção. Para ele, adotar esse sistema faz parte de uma missão de inovação e sustentabilidade na Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul: “A subseção de Pelotas será a primeira a receber esse projeto de construções industrializadas e modulares. Em vez de um ano e meio, poderemos construir sedes em meses, será a marca do futuro das construções da OAB do Rio Grande do Sul”, explica Sonntag.

“Buscamos algumas alternativas que pudessem propiciar melhor qualidade, menor custo e durabilidade maior. Neste novo modelo são poucos dias de montagem para construir 450m² de subseção”, destaca.

Construção em tempo recorde

A vantagem deste tipo de construção está, além da qualidade, no tempo reduzido de produção e implantação. É um sistema construtivo que tem como característica fundamental a preservação de recursos naturais. Assim, a OAB/RS investe em construções que tenham o conceito de sustentabilidade agregada e exploração consciente das matérias-primas.

Desta forma, a Ordem projeta que os novos prédios tenham cuidados com o meio ambiente, tais como: utilização adequada dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e correta destinação dos resíduos gerados.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro