|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.10.19  |  Diversos   

Quitação de dívida entre cooperativa e empresa sucroalcoleira deve ser feita em liquidação única

 

Cobrança era realizada em procedimentos apartados.

A 14ª Câmara de Direito Privado deu parcial provimento à apelação para determinar a liquidação única de uma dívida firmada entre uma empresa sucroalcooleira e uma cooperativa de produtores de cana-de-açúcar. De acordo com os autos, foram emitidas três cambiais para garantir o pagamento da dívida, mas divergências entre as partes resultaram no ajuizamento de ações judiciais, que ocasionaram a cisão da cobrança em dois procedimentos apartados.

Ao julgar o pedido, o relator, desembargador Carlos Abrão, determinou a unificação da cobrança, cujo valor será fixado em fase de liquidação de sentença. “Embora a sentença hostilizada tenha afastado a compensação, a pretexto de inexistir a respectiva coisa julgada formada, fato é que não pode a credora se privilegiar do desmembramento da cobrança e forjar uma alteração na unicidade do contrato. Consequentemente, pelas notas fiscais aquilatadas, tem-se a expressão pela respectiva atualização, o que não impede que seja feita liquidação única, até mediante transparência e principalmente coerência, já que em hipótese alguma parte da dívida pode obter expressão matemática superior ao seu todo. Pretende-se significar com isso que a logicidade se assenta naquilo que denominou a autora da cobrança de 1/3 do valor global da dívida. ”

A decisão foi tomada por maioria de votos, com a participação dos desembargadores Achile Alesina, Melo Colombi, Thiago de Siqueira e Lígia Araújo Bisogni.

Apelação nº 0060994-20.2002.8.26.0100

 

Fonte: TJSP

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro