|   Jornal da Ordem Edição 3.340 - Editado em Porto Alegre em 18.11.2019 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.05.19  |  Advocacia   

Projeto ESA Cultural: ESA/RS promove Cine Debate no OAB/RS Cubo

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) e a Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS (CEIR), promovem, na sexta-feira (31) às 19h, o evento Cine Debate. O evento, que faz parte do Projeto ESA Cultural, ocorrerá no OAB/RS Cubo (R. Manoelito de Ornellas, 55). O objetivo é o de analisar o tema, com um olhar jurídico, sobre a história da população negra.

O evento contará com a presença de debatedores para falar a respeito do documentário. São eles: Carlos André Taborda, Diogo Rosa Souza e Magda de Araujo Prates.

O encontro será coordenado pela presidente da CEIR, Karla Meura. “Quando ocorreu a abolição, a população negra deveria também ter possuído o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca, porém não foi o que houve. A Lei Áurea não dava qualquer amparo aos libertos da escravidão. Naqueles dias, milhares de pessoas negras, em todo o país, viram-se abandonadas, sem casa, sem comida e sem trabalho”, contextualizou Karla.

O encontro tem entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo http://portaldoaluno.oabrs.org.br/.

Sobre o filme Menino 23

O filme Menino 23, é um documentário brasileiro de Belisario Franca lançado em 2016. O título é uma homenagem a Aloisio Silva, que era chamado apenas por este número durante sua infância, na década de 1930. Neste período, ele foi escravizado, em uma fazenda no município de Campina do Monte Alegre, por fazendeiros-empresários brasileiros da família Rocha Miranda, que eram simpatizantes do nazismo e participantes da cúpula da Ação Integralista Brasileira.

Sobre o projeto ESA Cultural e como participar

O lançamento do livro é uma realização do Projeto ESA Cultural, que visa à aproximação da advocacia gaúcha com obras de autores advogados(as) gaúchos(as). Nesta noite, será debatida a obra, e haverá sessão de autógrafos com o autor. As inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Aluno, através do link portaldoaluno.oabrs.org.br .


Os (as) advogados (as) que quiserem divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para: esacultural@oabrs.org.br. O ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar de eventos do projeto.

Fotos e Texto: Niége Moreira
Arte: Carlos Pivetta
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro