|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.07.13  |  Estudantil   

Pedido de aluno aprovado em vestibular sem a conclusão do Ensino Médio é negado

O rapaz pretendia concluir os estudos simultaneamente com a graduação. A juíza ressaltou que o estudante possui capacidade para frequentar o curso superior, porém, autorizar a matrícula seria desconsiderar as diretrizes da lei.

Foi negada a matrícula de Felipe Cândido Melo Silva na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) ao ser aprovado no vestibular sem ter concluído o Ensino Médio. A decisão é da juíza da 19ª Vara Cível da comarca de Goiânia (GO), Cristiane Moreira Lopes Rodrigues.

O estudante foi aprovado para o curso de Direito no vestibular da PUC-GO e, no momento da matrícula, lhe foi exigido o comprovante de conclusão do Ensino Médio. Felipe alega que pretende concluir o Ensino Médio simultaneamente com os estudos universitários.

A juíza ressaltou que o estudante possui capacidade para frequentar o curso superior, porém, autorizar a matrícula nessas condições seria desconsiderar as diretrizes da lei que, só permite exceções, em casos especiais.

Para a juíza, o ingresso nos cursos de graduação por decorrência de concurso público de vestibular depende da comprovação de conclusão do ensino médio, segundo o inciso II, do artigo 44, da Lei nº 9.39496 (Lei de Diretrizes e Bases). Segundo Cristiane, não se pode tirar os méritos de Felipe, mas o estudante sequer terminou o 2º ano do Ensino Médio, nem atingiu a maioridade. "Isso revela, a meu juízo, a ausência de maturidade necessária para frequência a curso superior que, como é cediço, é etapa indispensável à formação profissional e intelectual e consequente inserção no mercado de trabalho" declara a juíza.

O número do processo não foi informado

Fonte: TJGO

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro