|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.05.17  |  Consumidor   

Passageira que teve bagagem violada e objetos furtados no Paraná será indenizada

A autora embarcou em um voo de Campinas/SP para Curitiba/PR. Quando chegou ao destino, a mala que havia despachado foi devolvida na esteira completamente aberta, com os lacres de segurança violados.

Uma passageira que teve a bagagem violada será indenizada por danos morais e materiais pela companhia aérea Azul. A decisão é da 10ª câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). A autora embarcou em um voo de Campinas/SP para Curitiba/PR. Quando chegou ao destino, a mala que havia despachado foi devolvida na esteira completamente aberta, com lacres de segurança violados. Imediatamente a passageira verificou que, além dos pertences revirados, os equipamentos eletrônicos e perfumes que estavam na mala foram extraviados.

Em 1º grau, o processo foi julgado parcialmente procedente, e a companhia foi condenada ao pagamento de uma indenização pelos danos morais no importe de 4 mil reais. Ao analisar a apelação, o colegiado deu provimento ao pedido da autora. O relator, juiz de direito, substituto em 2º grau Carlos Henrique Licheski Klein, destacou que restou inequívoca a falha quanto ao dever de segurança esperado, visto que cabe à prestadora do serviço conduzir os clientes e suas bagagens incólumes ao destino.

O magistrado reformou a sentença para julgar procedente o pedido de reparação pelo dano material, que foi fixado em 309 reais, pelo prejuízo com uma máquina fotográfica, que teria sumido com a abertura da mala; e também atendeu a um pedido da apelante de majoração da indenização por danos morais, foi fixado em 6 mil reais. Ambas as partes terão de arcar com os honorários advocatícios, fixados em 20% sobre o valor da condenação.

Processo: 021299-24.2014.8.16.0001

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro