|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.12.16  |  Advocacia   

OAB/RS de prontidão para atender advogados de todo o Estado

Um advogado plantonista em cada um dos 497 municípios gaúchos para proteger os mais de 70 mil advogados ativos da OAB/RS, que oferece um atendimento 24 horas para os profissionais. Essa é a ideia do CDAP 24 horas, que funciona como espécie de Pronto-Socorro do Advogado, com plantão permanente, oferecido pela Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP). A função principal é defender e prestar assistência sempre que o advogado sofrer restrições ao livre exercício de sua profissão.

Em problemas com o livre exercício da profissão, o advogado pode acionar a Ordem de qualquer cidade, a qualquer horário e a qualquer dia da semana, por meio do Plantão CDAP 24 horas: (51) 998170-7556. A rede de advogados plantonistas em todo Estado é contatada e um profissional prestará auxílio ao colega, contribuindo para o fortalecimento da classe.

Esse é mais um serviço oferecido pela OAB/RS na busca pela melhoria no atendimento e a procura por iniciativas na valorização do advogado no seu dia-a-dia, passando pelo cuidado com a sua saúde e de seus dependentes, como também no aperfeiçoamento para o exercício da profissão. Todos esses benefícios são retorno do investimento feito pelo advogado a partir do pagamento da sua anuidade.

Atendimentos

Segundo Eduardo Zaffari, presidente da CDAP, a média atual de atendimentos fica por volta de 80 casos mensais. Os principais problemas são: negativa de acesso aos processos e inquéritos policiais, conflitos em audiências, manifestações públicas, acesso às autoridades, acesso a Casas Prisionais, Sindicatos, entre outros. “Eu estou 24 horas de plantão para auxiliar todos os advogados que pedirem um esclarecimento. Hoje, há na Ordem mais de 100 profissionais atuando de forma abnegada em favor da defesa das prerrogativas”, explica.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressalta que o papel da entidade é representar incansavelmente o advogado e as suas prerrogativas onde ele estiver. O dirigente seccional ainda salienta que a CDAP é o carro-chefe da sua gestão e que irá capacitar ainda mais a comissão. “Contratamos três advogados, estamos informatizando a comissão, temos um canal 24 horas, um presidente atuante e membros que julgam rapidamente e dão as respostas efetivas aos processos que atentam contra os advogados”, fala. “Essa direção está de portas abertas para o diálogo. Vamos sempre procurar da melhor maneira possível representar os advogados gaúchos e os advogados trabalhistas no exercício de suas funções”, conclui.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro