|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.10.19  |  Advocacia   

OAB/RS promove palestra com Maria da Penha

A Ordem gaúcha, através da Comissão da Mulher Advogada (CMA), traz a Porto Alegre Maria da Penha, símbolo da luta pelo combate à violência contra a mulher. A palestra ocorre no auditório do OAB/Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55 – Térreo), no dia 15 de outubro, às 16 horas.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, é uma oportunidade riquíssima de conhecimento e debate: “É um marco para a Ordem gaúcha receber Maria da Penha, considerando toda sua representatividade no combate à violência contra a mulher. A CMA desenvolve um trabalho importante, não só para as advogadas, mas também para a sociedade. Precisamos debater e falar sobre o assunto, que atinge, infelizmente, muitas mulheres, especialmente para difundir conhecimentos e estimular o estudo da nossa legislação”, ressalta Breier.

A vice-presidente da CMA, Luciana Almeida da Silva Teixeira, destaca a honra de receber Maria da Penha: “É um grande prazer ter Maria da Penha na nossa casa, por tudo que ela representa na luta de combate à violência contra a mulher. Queremos trocar conhecimentos sobre a lei que leva seu nome, a legislação mais aprimorada que temos no país e quiçá no mundo, no enfrentamento da violência contra a mulher. Discutir o tema com as mulheres advogadas, juridicamente, mas também falar sobre o quanto ainda, em 2019, precisamos lutar pelo fim da violência contra a mulher. Vai ser uma conversa sobre o fortalecimento e empoderamento das mulheres, que precisam também reconhecer seus direitos. Este evento é da CMA para todas as mulheres advogadas, e contamos com sua presença”, afirma Luciana.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal do Aluno.

Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes nasceu no Ceará e tem 74 anos. Sofreu duas tentativas de homicídio pelo seu marido na época, e, em decorrência do crime, ficou paraplégica. Maria da Penha se tornou símbolo do combate à violência contra a mulher e lutou durante 20 anos para colocar seu agressor na prisão. Em setembro de 2006 a lei 11.340/06, que leva seu nome, finalmente entrou em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixasse de ser tratada como um crime de menor potencial ofensivo. A lei também acabou com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, além da violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral.

 

Texto: Evelyn Berndt
Arte: Caroline Leal
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro