|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.07.20  |  Cursos e Eventos   

OAB/RS promove II Seminário Tereza de Benguela - Mulheres negras na política

Em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (25), a Comissão Especial de Igualdade Racial (CEIR) promoverá na próxima segunda-feira (27), às 19h, o II Seminário Tereza de Benguela - Mulheres negras na política, que visa dar continuidade às ações institucionais de combate ao racismo, e tem como objetivo refletir sobre os desafios e perspectivas para o protagonismo das mulheres negras na política, no Brasil e na América Latina. 

O evento batizado com o nome da líder quilombola Tereza de Benguela tem a intenção de homenageá-la, já que sempre foi símbolo da luta da mulher negra. Tereza viveu no século XVIII e comandou um quilombo de comunidade negra e indígena, em Mato Grosso. Sob sua liderança, o quilombo resistiu à escravidão por duas décadas, até 1770, quando a comunidade foi destruída pelas forças do Estado, e a população morta ou aprisionada. 

Para a coordenadora do evento e presidente da CEIR, Karla Meur, a mobilização Nacional da Advocacia Negra foi determinante para a escolha do tema da 2ª edição do Seminário Tereza de Benguela. “Ao debater sobre mulheres negras na política pretendemos fomentar a participação das mesmas nos espaços de decisões, garantindo condições materiais e simbólicas para o fortalecimento da atuação dessas mulheres nos espaços de poder”, reforçou.

A videoconferência abordará temas como cotas de representatividade, e sua efetividade na política, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras na política: interseccionalidade de gênero e raça, também será tratado sobre dororidade e a importância da data (25 de julho) para o feminismo.

Serão oito mulheres discutindo o protagonismo das mulheres negras. A presidente da Comissão Nacional de promoção da igualdade do Conselho Federal da OAB, Silvia Cerqueira será uma das palestrantes e falará sobre as políticas institucionais da OAB. Kenia Maria, atriz, escritora, ativista e defensora das mulheres negras na ONU Mulheres, falará sobre quais são os desafio para as mulheres que pertencem a grupos de maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e a agenda da ONU por um planeta 50-50 pela igualdade de gênero em 2030.

O evento é gratuito e será fornecido aos participantes certificado. Clique aqui para se inscrever

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro