|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.10.19  |  Advocacia   

OAB/RS manifesta interesse em adotar o Largo dos Açorianos

A Ordem gaúcha encaminhou, na tarde da quarta-feira (30), um ofício à prefeitura de Porto Alegre, manifestando interesse em adotar o Largo dos Açorianos. Nos próximos dias, a proposta da entidade deverá ser analisada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, falou da importância de preservar um local histórico e que faz parte da vida dos porto-alegrenses: “Sempre colaboramos com a praça, que é patrimônio histórico da Capital. Ao cuidar e manter o espaço revitalizado, a Ordem pensa na saúde e no lazer, tantos dos advogados e advogadas, quanto da população. Queremos manter esse ambiente agradável, ganho pela população”, afirma Breier.

O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período. Os principais serviços a serem realizados pelo adotante são: corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varredura e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental e informativa com placas, respeitando especificações técnicas previstas no documento.
A adoção da praça integra o projeto OAB Cidadã. As campanhas voltadas para as eleições do Conselho Tutelar, o esclarecimento de dúvidas sobre a Reforma da Previdência e as ações voltadas ao Outubro Rosa são exemplos de ações do OAB Cidadã.

“A CAA/RS é parceira neste projeto. A praça proporciona qualidade de vida aos advogados e às advogadas”, afirma o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-OAB/RS), Pedro Alfonsin.

Largo dos Açorianos

O Largo dos Açorianos é um dos cartões postais da cidade e, dois meses depois de reinaugurado, se tornou um ponto de encontro no coração da cidade. Os finais de semana de sol atraem um público, que aproveita o local revitalizado com muito paisagismo e infraestrutura moderna.

Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre.

 

Texto: Evelyn Berndt
Foto: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro