|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.11.19  |  Advocacia   

OAB/RS lança Portal da Advocacia e marca o início de uma nova geração: Ordem gaúcha será totalmente digital até 2021

A partir de hoje (19), os aprovados no exame de Ordem, agora aptos a se inscreverem nos quadros da OAB/RS, poderão solicitar sua inscrição online através do Portal da Advocacia, a nova plataforma da Ordem Gaúcha. O lançamento do portal marca o início de uma nova geração para a OAB/RS, que, até 2021, estará totalmente digital, conforme garante o presidente da entidade, Ricardo Breier.

Agora, neste primeiro momento, com o Portal, após anexar na plataforma todos os documentos que são necessários para se inscrever na OAB, os requerentes só precisarão ir até às subseções para validar os documentos. O Portal da Advocacia faz parte do projeto de modernização da atual gestão da OAB/RS.

“A modernização da OAB/RS é principal meta da nossa gestão. Queremos melhorar todos os serviços para a advocacia gaúcha, agregando modernidade. Encontramos, no Portal da Advocacia, a oportunidade de facilitar uma necessidade que já existia, que é a do cadastramento da nova advocacia. Com a Comissão de Seleção e Inscrição (CSI) e a nossa equipe de TI, conseguimos fazer o projeto acontecer”, afirmou Ricardo Breier, presidente da Ordem gaúcha.

O diretor-tesoureiro e coordenador-geral do projeto da OAB/RS Digital, André Luis Sonntag, destaca o esforço para que o projeto se torne uma realidade: “O Portal da Advocacia é apenas o início desse processo de modernização da Ordem Gaúcha.  Estamos atentos a todas as inovações tecnológicas do mercado, não só do judiciário, com a implantação do eproc no TJ, mas também da OAB/RS, que também está preocupada com o bem-estar e com as inovações tecnológicas no âmbito de sua atuação”, afere Sonntag.

Segundo Sonntag, o projeto da OAB/RS Digital inicia com o serviço que mais interessa, que é a advocacia: “Buscamos dentro desse contexto implantar o Portal Eletrônico de advogado e estagiário, que é o início desse processo todo. Em breve, já estaremos com as nossas câmaras digitais, e o Tribunal de Ética e Disciplina também já está sendo reformulado para que o processo se torne eletrônico dentro do TED. Assim, como em todos os órgãos da casa, CSA, CDAP, ESA, etc. Até 2021, queremos buscar essa implantação do OAB/RS Digital em todos os âmbitos da seccional do RS”, explicou.

Primeiro advogado a fazer a inscrição

Já nas primeiras horas de funcionamento do sistema, um advogado solicitou a inscrição de forma completamente digital. Jerônimo Rodrigues Dias, da subseção de Bagé. Ele se disse surpreendido sobre a possibilidade. “Não sabia que seria online, ontem quando fui me inscrever, liguei para a Subseção de Bagé, e lá me informaram sobre a novidade. Achei muito simples e intuitiva a nova forma de inscrição. Sobre a agilidade que os processos passam a ter com a implantação do Sistema, achei muito interessante a OAB ter adotado esse sistema, acredito que vai facilitar e agilizar muito os novos pedidos de inscrição”, disse Jeronimo Rodrigues Dias.

Para a presidente da CSI, Maria Alice Seidel, o Portal da Advocacia surge também com a ideia de diminuir a burocracia: “O portal beneficia não apenas os novos advogados e as novas advogadas, mas também os que trabalham nas seccionais gaúchas. Geralmente muitos erros são cometidos pelos requerentes quando vão fazer o pedido de inscrição na Ordem, às vezes deixam de incluir documentos que são obrigatórios. Com o portal, o advogado só precisará vir quando toda a documentação estiver anexada corretamente para cadastrar a digital”, explicou.

O sistema utilizado para o Portal da Advocacia foi realizado através de um convênio da seccional gaúcha com o TRF4, que possibilitou a transição do sistema antigo utilizado para o SEI Julgar.

Os novos e futuros advogados e novas advogadas não precisam se preocupar, pois a utilização do Portal da Advocacia é totalmente intuitiva. Ainda assim, caso sinta necessidade de ajuda para utilizar o sistema, será possível entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3287-1800 /3287-1866.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro