|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.06.20  |  Diversos   

OAB/RS envia ofício para que o TRF4 analise fixação da competência delegada

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier enviou ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, um ofício, solicitando que a corte tenha uma nova reavaliação para a fixação da competência delegada para processamento e julgamento de causas de natureza previdenciária.

Na última terça-feira (9), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) passou a adotar um novo entendimento, depois da alteração da constituição, ou seja, desde que foi aprovada a reforma da previdência, criando o critério da competência delegada e estabelecendo 70 km de distância sem especificar a forma de cálculo.

Atualmente, o entendimento da 4ª Região para o cálculo da competência delegada é o de traçar uma linha reta, sem levar em consideração possíveis obstáculos, já o pedido da OAB/RS é de que seja levada em consideração a distância que o cidadão irá percorrer. “A Ordem Gaúcha busca esse entendimento desde que foi alterada a Constituição nessa matéria, é uma luta para os nossos advogados e nossas advogadas do interior, e com a nova decisão do TRF5, entramos com esse pedido de reavaliação pelo TRF4”, reiterou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Para o presidente da Comissão Especial de Seguridade Social (CESS) da OAB/RS, Tiago Kidricki, é de suma importância que o TRF4 leve em consideração esse novo entendimento, mais favorável ao cidadão , mais condizente com a realidade, que é a via pavimentada e rodoviária e não a da linha reta, sendo esse um entendimento mais correto: “Por isso que estamos reiterando esse pedido ao TRF4 e utilizando o precedente da 5ª Região, que já alterou o seu entendimento. Além disso, estamos cumprindo o nosso papel que é o de buscar o melhor para o cidadão, buscar a efetivação da cidadania, e buscar um maior acesso à justiça. É isso que representa esse pleito da Ordem Gaúcha”, finalizou Kidricki.

Confira a íntegra do ofício enviado ao TRF4

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro