|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.09.19  |  Advocacia   

OAB/RS e Justiça Federal firmam parceria em prol da acessibilidade

O vice-presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RS, Francisco Telles, se reuniu com as representantes do Laboratório de Inovação da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Daniela Tocchetto Cavalheiro, Carolina Lima e Nariane Newmam. O objetivo do encontro foi o de firmar uma parceria entre a Ordem gaúcha e a Justiça Federal em prol da inovação e acessibilidade.

A ideia é a de convidar entidades do ecossistema federal e parceiros para participar de um processo horizontal e colaborativo, visando a refletir sobre acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal plena e conectada entre os diferentes prédios que constituem o ecossistema.  Isso significa pensar além de adequações arquitetônicas dos prédios, como rampas, por exemplo. Acessibilidade comunicacional e atitudinal significam, na prática, intérpretes de libra em audiências e postura pró ativa entre os servidores perante situações de dificuldade e ações cotidianas de cooperação.  Além da OAB/RS, já foram convidados e confirmados a Receita Federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tribunal Regional Federal e o Ministério Público.  

O processo será realizado em duas rodadas, em outubro e novembro deste ano, com três representantes de cada instituição. Ele será baseado na metodologia Design Thinking, que consiste em uma troca de ideias empática e horizontal, em que se criam soluções, partindo de problemas reais. A magistrada que coordena o laboratório enfatizou a importância da OAB/RS para o pleno funcionamento da Justiça Federal e salientou que “precisamos amadurecer essa ideia de empatia na sociedade”.

Telles enfatizou que “a iniciativa da Justiça Federal, nesse tema, é importante porque uma das missões da OAB/RS é a de lutar pela acessibilidade no âmbito dos tribunais”. Ele lembrou também que essa empreitada aplica a resolução 230 do Conselho Nacional de Justiça, que orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares de acordo com a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Essa primeira fase do projeto consiste na aproximação entre as diferentes instituições e nas dinâmicas para pensar em soluções sobre acessibilidade. A próxima etapa, no ano que vem, é aplicar essas soluções e gerar um exemplo positivo de cooperação em favor da inovação e acessibilidade.   

 

Texto e foto: Ícaro Kropidloski - OAB/RS

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro