|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.09.19  |  Advocacia   

OAB/RS celebra o aniversário de 34 anos da ESA com noite de homenagens e palestra da escritora Lya Luft

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Em uma noite de muita emoção, carregada de história, a OAB/RS comemorou os 34 anos da sua Escola Superior de Advocacia. O evento homenageou seis docentes da área do Direito, atuantes na trajetória da Escola e da Ordem gaúcha, além de ter contado com uma palestra da também professora e escritora Lya Luft. O evento aconteceu no auditório do OAB Cubo, na noite de terça-feira (10).
O presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, destacou a missão da ESA e o que ela representa para a OAB/RS: “A Ordem gaúcha tem, em sua luta diária, o conhecimento. Conhecimento que liberta; que nos dá a força da argumentação; que não nos deixa calados diante do direito de exercer a nossa profissão. Hoje, ao completar 34 anos, a ESA é fruto de uma obra coletiva de quem, com trabalho e dedicação, fez e faz sua história. Que possamos brindar muitos e muitos anos, sempre com a missão máxima do sistema OAB: o comprometimento com a advocacia, na questão institucional, na saúde e também no pilar da educação, representada pela ESA, que nos mantém atualizados; nos provê conhecimento e aguça nosso senso crítico”, ressaltou o presidente.
Breier ainda parabenizou a atual diretoria da ESA: “Quero parabenizar a diretora Rosângela e todos os membros desta diretoria, pois todos os números de sucesso da ESA têm a ver com a competência e dedicação desta gestão. Profissionais dedicados que levam o nosso comprometimento com a educação para a advocacia gaúcha”, elogiou.
O membro honorário e vitalício, ex-presidente da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, salientou o trabalho realizado pela ESA: “É uma imensa alegria poder estar aqui hoje, neste dia de festa para a advocacia gaúcha. Estes 34 anos de existência da Escola são uma obra verdadeiramente coletiva. De fato, a educação deve ser prioridade de qualquer gestão, e com toda a estrutura destinada à ESA, vemos que a OAB/RS está realmente comprometida com a capacitação da advocacia. Temos muito o que comemorar nesta data, pois, através da ESA, valorizamos e capacitamos, cada vez mais, aqueles que são os verdadeiros defensores da liberdade, da honra, do patrimônio e da dignidade”, afirmou Lamachia.
A diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, destacou o apoio da atual gestão da OAB/RS na estrutura e na capacitação da ESA: “Acreditamos na educação como o pilar essencial da sociedade para a formação e a transformação das pessoas. Somos considerados um braço cultural da OAB/RS, e Breier nos priorizou em sua gestão. Obrigada pelo investimento na educação e na capacitação da advocacia”, agradeceu Rosângela.
A diretora da ESA se dirigiu, ainda, aos homenageados da noite: “Poderia resumir meu sentimento aos homenageados de hoje com uma palavra: inspiração. Um mestre faz muito mais do que ensinar, é aquele que gosta de gente e inspira as pessoas, fontes de inspiração, principalmente para nós, que escolhemos a advocacia como profissão e missão de vida”, concluiu Rosângela.
Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa
Durante o evento, houve a entrega do Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa, que reconhece profissionais com tempo igual ou superior a 20 anos de exercício na carreira jurídica, que tenham lecionado no ensino universitário, na área do Direito, ou proferido palestras em prol do aperfeiçoamento da advocacia.
Receberam a honraria:
Alexandre Lima Wunderlich
Claudia Lima Marques
Cléa Anna Maria Carpi da Rocha
Marcelo Machado Bertoluci
Maria Helena Camargo Dornelles
Miguel Antônio Silveira Ramos

Palestra Lya Luft
Após as homenagens, a escritora gaúcha Lya Luft falou aos presentes de sua forte ligação com o Direito: “Acredito que cada um nasce com um dom, o meu foi o das palavras. Sempre fui encantada com as palavras desde pequena. Mas sou filha de um advogado, tenho vários familiares na área do Direito, meu neto, que ainda vai se formar como advogado. Meu pai me inspirou muito, tanto como pessoa, quanto profissional, sempre apaixonado pela profissão."
Lya falou também sobre o que acredita ser o papel do advogado e da advogada nos dias de hoje: “Padecemos de uma simplificação do Direito, vemos os ministros falando palavras rebuscadas, porque não falam de uma maneira simples? A humanização do Direito é necessária para atingir as pessoas, para que ele não fique restrito àquela corte, tão distante da sociedade brasileira. Falar difícil não significa sabedoria, sábio é quem sabe mais e é capaz de explicar com poucas palavras. O papel do advogado deve ser, sobretudo, o de dar confiança às pessoas que precisam de ajuda, que precisam da lei para ampará-las. Nos tempos de hoje, os advogados e juristas precisam de coragem para defender a liberdade e a democracia”, destacou a escritora.
A apresentação do grupo “Benção Poetinha” encerrou o evento.

Também integraram a mesa do evento: a procuradora de Porto Alegre, representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior, Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira; o vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vânia Cunha Mattos; representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; representando o Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargador eleitoral Gerson Fischmann; representando o Tribunal de Justiça Militar do RS, coronel Robinson Vargas; a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth; e a presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Mariana Melara Reis.

História e estrutura

A ESA/RS nasceu no momento em que a democracia e a liberdade eram redescobertas: em 1985, ano em que o Brasil se preparava para elaborar um novo texto constitucional. Foi nesse período, por iniciativa da OAB/RS, que a ESA/RS foi criada, para centralizar e coordenar, na condição de Departamento Cultural do Conselho Seccional, as atividades culturais da entidade. Tudo isso através da realização de cursos e de diversas atividades que focassem na elevação do nível cultural da advocacia gaúcha.
No primeiro semestre de 2019, mais de 70 mil pessoas participaram das atividades da Escola, e mais de 125 cursos de aperfeiçoamento foram realizados. A ESA/RS está localizada no OAB/RS Cubo e conta com: corpo docente qualificado, materiais de qualidade, uma biblioteca com mais de 10 mil livros, salas de aula e um auditório amplo com capacidade para 300 pessoas.
Atualmente, a Escola conta com projetos como: Capacitação para a Jovem Advocacia, que auxilia os jovens advogados e as advogadas a tirarem dúvidas que surgem no início da profissão; Projeto ESA Cultural, voltado a valorizar as produções culturais, como lançamentos de livros e/ou poemas; o Júri Simulado para os estudantes de Direito; e o Projeto Pescar, que acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social e promove capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.

Texto: Evelyn Berndt
Fotos: Niége Moreira e Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro