|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.04.07  |  Magistratura   

OAB do Paraná define como “grave” a suspeita de fraude em concurso para juiz

O presidente da OAB do Paraná, advogado Alberto de Paula Machado, considerou “lamentável e muito grave” a notícia veiculada na imprensa dando conta que o ministro Paulo Medina, do STJ,  referido na Operação Furacão, também teria se envolvido em novembro do ano passado com magistrados da banca do concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Paraná.

A dura crítica do dirigente da Seccional paranaense da Ordem foi feita durante contato telefônico ontem (24) com o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que também manifestou preocupação com a denúncia.

O ministro Medina - segundo escutas telefônicas feita pela Polícia Federal com ordem judicial - teria sido flagrado em conversas pedindo a examinadores do concurso para aprovar um candidato, que seria seu parente. “Seria mais um escândalo a ser confirmar essa fraude vergonhosa envolvendo a magistratura”, afirmou o presidente da OAB do Paraná, lembrando que recentemente a OAB do Rio de Janeiro denunciou caso idêntico no concurso para a magistratura estadual. O caso está investigado pelo Conselho Nacional de Justiça.

O presidente da OAB-PR irá procurar ainda hoje o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho, a fim de obter maiores informações sobre a suposta fraude apontada pela escuta telefônica da Polícia Federal. "Espero que a Polícia Federal, assim como o TJ-PR, aprofundem as investigações para confirmar ou não a ingerência do ministro Paulo Medina na banca de examinadores do concurso público para juiz" - concluiu.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro