|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.03.18  |  Advocacia   

Mulher advogada, parabéns pelo seu dia!

Nos últimos três anos, o número de mulheres na advocacia aumentou de forma considerável. A marca de mulheres advogadas que prestaram compromisso ultrapassou o número de homens advogados em 2016. O ato se repetiu no ano de 2017. Os números indicam que acontecerá pela terceira vez consecutiva neste ano.

Hoje, 8 de março, dia internacional da mulher, o total de mulheres advogadas ativas é de 35.680, um número ainda menor que o de homens advogados ativos que é de 39.733. A progressão numérica demonstra que em breve a proporção será invertida. Afinal, elas são maioria nas prestações de compromisso desde 2016, quando, de 4.960 profissionais que prestaram compromisso, 2.806 foram mulheres. Mais da metade do número integral.

Em 2017, o número de mulheres que prestaram compromisso foi de 2.263. No mesmo período, foram 1608 homens. Neste ano, até agora, foram 282 mulheres que prestaram compromisso, 76 a mais do que homens advogados. Ou seja, em breve a advocacia terá maioria feminina.

Aliado ao fato de o número de mulheres advogadas aumentar exponencialmente, crescem também as iniciativas em prol de sua dignidade. A reivindicação feminina por respeito é histórica, mas nos últimos anos tem se sobressaído. Decorrência das incontáveis evidências trazidas à luz através de campanhas que denunciam a violação dos direitos das mulheres.

Pensando nisso, a OAB/RS tem tomado iniciativas pela valorização da mulher. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, pontua que “devemos valorizar todas as mulheres: a mulher que exerce a advocacia e a mulher cidadã, e não apenas nesse dia. Assim, estamos sempre em busca de ações e políticas públicas que valorizem e deem o correto encaminhamento aos problemas que elas enfrentam no cotidiano.

O panorama atual demonstra a quantidade grave de casos onde as mulheres sofrem agressões. Precisamos combater esse número com conscientização e iniciativas, como a campanha #EuTambém, lançada em fevereiro deste ano. É papel da OAB criar campanhas que transmitam informações. Assim, as mulheres terão subsídio quando necessário”, pontua Breier.

Com o mote “não precisa ser atriz de cinema para denunciar abuso”, a campanha de combate à violência contra a mulher está disponível para estimular as denúncias contra os abusos. Você pode conferir mais sobre a campanha aqui.

A presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Peruffo, destaca que “temos que ter orgulho de mulheres que ocupam posições junto à sociedade, afinal, elas estão representando todas nós.”

A própria Comissão da Mulher Advogada”, explica Beatriz, “é parte de um esforço pela valorização da mulher”. O regimento interno da CMA dispõe que a finalidade da Comissão é a de contribuir para a promoção da igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, assim como difundir conhecimento sobre seus direitos junto à população.

As Conferências regionais de Valorização da Mulher Advogada são parte de um trabalho objetivo para que ela tenha mais voz. Outra conquista da CMA foi a alteração no estatuto da Caixa de Assistência dos Advogados do RS que ampliou a concessão do auxílio natalidade para as advogadas, não sendo mais necessário estarem inscritas há dois anos na instituição”, destaca Peruffo. “Além disso, estamos em processo de ampliar as representantes da Comissão, já temos 101 integrantes, e mais 40 integrantes convidadas. Já são 59 Comissões da Mulher Advogada nas subseções.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro