|   Jornal da Ordem Edição 4.278 - Editado em Porto Alegre em 16.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.05.19  |  Trabalhista   

Mecânico pagará 1 salário mínimo por perturbar sono de vizinhos

Ele foi condenado por perturbação da tranquilidade e recebeu pena de 15 dias de prisão simples, em regime inicial aberto, substituída por medida restritiva de direitos consistente em prestação pecuniária fixada em um salário mínimo.

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) manteve a condenação imposta ao dono de uma oficina mecânica do meio-oeste do estado, que tinha por costume trabalhar madrugada afora e desta forma importunava a vizinhança - seu negócio está localizado em área residencial. Ele foi condenado por perturbação da tranquilidade e recebeu pena de 15 dias de prisão simples, em regime inicial aberto, substituída por medida restritiva de direitos consistente em prestação pecuniária fixada em um salário mínimo.

Embora fosse alvo de outras reclamações, o mecânico incomodou, mais seriamente, uma de suas vizinhas na madrugada de 16 de setembro de 2014, quando seguia em seu trabalho por volta das 2 horas da manhã. Sem condições de dormir pelo barulho, a mulher ainda tentou argumentar com o trabalhador sobre o problema, mas afirma que acabou destratada. "Cala a boca e vai dormir, nós estamos trabalhando!", teria ouvido na ocasião.

O proprietário da oficina, em depoimento, negou o desaforo e também o excesso de barulho em seus domínios. Admitiu, contudo, realizar trabalhos fora do horário comercial, mas sempre com o cuidado de fechar as portas do estabelecimento para evitar a propagação dos ruídos. Reconheceu também estar localizado em área residencial e não dispor de tratamento acústico próprio em seu estabelecimento. O desembargador Sidney Dalabrida, relator da apelação, não teve dúvidas em votar pela manutenção da reprimenda. "O próprio apelante, apesar de negar as acusações, deixou evidente o seu descuido e descaso com a operacionalização do seu trabalho ao confessar que, na data dos fatos, trabalhou até tarde, que sua mecânica fica em área residencial e não possui isolamento acústico, e que a vítima já havia reclamado do barulho noturno em outras oportunidades", concluiu. A decisão foi unânime.

Apelação Criminal n. 0004236-22.2014.8.24.0014.

 

Fonte: TJSC

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro