|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.05.17  |  Dano Moral   

Marinha não pode excluir de concurso candidata tatuada, afirma TRF4

A técnica alegou discriminação, já que o fato de ter tatuagem não contraria as normas de apresentação pessoal dos militares da Marinha do Brasil.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que a Marinha mantenha em concurso para técnico em enfermagem uma candidata tatuada. A técnica precisou entrar na justiça após ser desclassificada por ter uma tatuagem no braço direito. A candidata obteve o primeiro lugar na prova de classificação no concurso para a Escola de Aprendizes de Marinheiros. Porém, na inspeção de saúde, ela foi considerada inapta.

A técnica alegou discriminação, já que o fato de ter tatuagem não contraria as normas de apresentação pessoal dos militares da Marinha do Brasil. O pedido foi julgado procedente e a União recorreu ao tribunal. A União sustenta que, nos casos de militares da Força Naval, a lei autoriza expressamente que as normas do Comando da Marinha façam restrições às tatuagens.

A relatora do caso na 4ª turma, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, confirmou a sentença, sustentando que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em repercussão geral, que os órgãos públicos não podem desclassificar candidatos que possuam tatuagens, desde que o desenho não viole nenhum valor constitucional. "A adoção de critérios para seleção de candidatos em concurso público deve observância aos princípios da legalidade e da razoabilidade, afigurando-se o critério de eliminação do candidato na Inspeção de Saúde, em razão da existência de tatuagem no corpo, como no caso, preconceituoso, discriminatório e desprovido de razoabilidade", afirmou a magistrada.

5005533-78.2016.4.04.7101/TRF

 

Fonte: TRF4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro