|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.05.18  |  Previdenciário   

Justiça carioca concede passe livre a uma moradora de Angra com artrose

Um laudo médico emitido pelo SUS e duas perícias, uma delas feita por um profissional nomeado pela Justiça Federal (para a obtenção de auxílio doença), comprovam a existência de uma “artrose avançada na coluna dorsolombar, escoliose muito angulada e gonartrose”.

Por unanimidade, os desembargadores da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro concederam a moradora de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, um pedido de tutela antecipada para que seja concedida uma carteira de passe livre de transporte municipal. Constam como réus no processo a administração de Angra dos Reis e a Viação Senhor do Bonfim.

Um laudo médico emitido pelo SUS e duas perícias, uma delas feita por um profissional nomeado pela Justiça Federal (para a obtenção de auxílio doença), comprovam a existência de uma “artrose avançada na coluna dorsolombar, escoliose muito angulada e gonartrose”. No documento emitido pela própria Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, a necessidade de transporte gratuito é reforçada por um ortopedista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia, sendo responsável por 7,5% de todos os afastamentos de trabalho pela Previdência Social, além de ser a segunda doença nos requerimentos ao auxílio doença (10,5%), e a quarta a determinar aposentadoria (6,2%). Quando afeta os joelhos, é chamada de gonartrose. Já a escoliose é um desvio da coluna vertebral à esquerda ou direita.

Como base para a decisão, os magistrados analisaram a Súmula nº 183 do TJRJ, que diz: “O princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde asseguram a concessão de passe livre ao necessitado, com custeio por ente público, desde que demonstradas a doença e o tratamento através de laudo médico”.

Processo nº 0003984-60.2018.8.19.0000

Fonte: TJ/RJ

Fonte: TJRJ

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro