|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.03.08  |  Magistratura   

Juiz pode exigir substituição de procuração desatualizada

A 6ª Turma do STJ acatou recurso especial impetrado pelo INSS contra acórdão do extinto 2º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo que entendeu que o advogado legalmente constituído não pode sofrer restrição no exercício de seu mandato.

O tribunal entendeu que no caso de ação previdenciária, é legítima a determinação do juiz de exigir a substituição da antiga procuração existente nos autos por outra mais recente, tendo em vista as peculiaridades que envolvem essas causas.

O INSS sustentou no recurso que no caso em julgamento, a procuração não tem validade, pois não foi ratificada pelo mandante que deve receber pessoalmente seu benefício. Segundo os autos, a procuração foi outorgada em dezembro de 1989, o acordo entre as partes foi homologado em novembro de 1990 e a expedição de mandado de levantamento judicial requerida em maio de 1998.

A controvérsia sobre a possibilidade de se exigir do advogado da parte a juntada de novo mandato para a expedição de alvará de levantamento de valores devidos pelo INSS dividiu o colegiado.

A relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, negou provimento ao recurso por entender que o juiz responsável pela execução não pode exigir novo mandato no final da execução, no momento em que o exeqüente requer o levantamento dos valores já depositados.

Em voto-vista, o ministro Paulo Gallotti abriu a divergência para modificar a decisão. Assim, por maioria, a Turma acatou o recurso para restabelecer a decisão de primeiro grau que havia indeferido o pedido de levantamento em nome do advogado, em consonância com o disposto no artigo 109 da Lei n. 8.213/91. (REsp n º 229068).



...........
Fonte: STJ 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro