|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.03.18  |  Advocacia   

INSS Digital facilita rotina da advocacia previdenciária

De modo a facilitar a vida dos profissionais da advocacia que militam no ramo previdenciário, OAB e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) assinaram – ainda em 2017 – um protocolo de intenções para garantir o cumprimento às prerrogativas de advogadas e advogados nas agências do órgão. Tal protocolo deu origem ao INSS Digital, ferramenta que possibilita à advocacia realizar quase todos os procedimentos administrativos junto ao INSS por meio eletrônico.

O convênio advindo do protocolo de intenções tem como finalidade diminuir ao máximo a obrigatoriedade da presença física dos profissionais da advocacia nas agências do INSS. “O objetivo maior é reduzir as dificuldades mais variadas que a advocacia tem nas agências. Todo ganho de tempo que advogadas e advogados têm nos trâmites burocráticos é fundamental para que, de fato, o cidadão segurado seja beneficiado”, aponta o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Hoje, oito Seccionais da OAB já aderiram ao protocolo através de convênios com as respectivas Superintendências do INSS. O presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB Nacional, Chico Couto, ressalta benefícios da adesão. “É prerrogativa exclusiva da advocacia representar o cidadão por esta plataforma digital. Por ela, não é necessário ligar no 135 para agendar atendimento, requerer benefício, instruir processo judicial ou administrativo. O que antes fazia o profissional perder, em média, um dia inteiro na agência, agora é sinônimo de agilidade”, resume.

O projeto piloto foi implantado com sucesso na OAB-DF após várias reuniões entre representantes da OAB Nacional com o presidente do INSS, Leonardo Mello, e o procurador-geral do órgão, Alessandro Stefanutto. No dia 2 de janeiro de 2018, foi concedido o primeiro benefício do INSS Digital totalmente realizado pela internet, em parceria com a OAB-PI.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro